Audiências à Lupa Rubricas

Audiências à Lupa: dezembro 2012

audiencias_lupa2012

O ano de 2012 terminou ontem e as audiências continuam ao rubro, pelo menos no que toca ao entusiasmo dos fãs de cada um dos canais generalistas e apreciadores da televisão. De facto, dezembro trouxe algumas alterações face aos restantes meses, pelo descolar da TVI e o afundar da RTP1. Mas vamos por partes, vejamos as Audiências à Lupa de dezembro.

dezembro 1

Nos 31 um dias do último mês do ano assistiu-se a alguma instabilidade audimétrica para quase todos os canais, incluindo o Cabo, sendo que se notaram oscilações muito acentuadas quer  na RTP1, quer na TVI, embora ligeiramente menos drásticas na SIC, e o Cabo a ter uma amplitude audimétrica bastante larga. De facto, a luta, apesar de se ter tornado mais acesa durante o mês, acabou por contribuir para a liderança pouco contrariada da TVI. Esta liderança teve em muito a ver com o sucesso de «Secret Story» que, tipicamente, nas últimas semanas, regista valores ainda mais elevados e conseguiu impulsionar a restante grelha do canal.

Num mês repleto de festividades, houve poucas surpresas quanto a quem venceu o Natal e a Passagem de Ano. Seguindo a tendência dos últimos anos a SIC levou a melhor no Natal, com um conjunto cinematográfico mais apropriado/apreciado para a época, enquanto a TVI não deu tréguas na última noite do ano, lá está, com «Secret Story».

Confirmámos durante estes dias que «Toca a Mexer» não passou de um flop, que parece querer dizer que os portugueses já não querem ver mais «gordos» (sem ser no sentido pejorativo) a perder peso, mas sim, segredos. Um formato mais dinâmico, a todo o custo. Será que um «Vale Tudo» vai conseguir contrariar essa tendência? Não sei.

A TVI assume-se atualmente como a estação do entretenimento, pelo menos aos olhos dos portugueses, tendo perdido peso no campo da ficção, com histórias que já não cativam a maioria dos portugueses.

Ainda assim, vejamos como se comportaram os canais aos sábados e domingos.

dezembro 2

É óbvio o peso que «Secret Story» teve na grelha de Queluz de Baixo, ora senão atente-se aos resultados que o canal obteve aos domingos por comparação com os sábados. E a própria RTP1 sofre com esse peso, já que há muito não tem um formato decente para os domingos, nem mesmo a SIC consegue sequer aproximar-se do sucesso do reality show apresentado por Teresa Guilherme. É indiscutível e não há como fugir a esse peso e importância do formato na TVI.

Agora vejamos os números do mês.

dezembro quadro

Neste último mês do ano, a TVI destacou-se com uma subida generalizada, quer durante a semana quer aos fins de semana, havendo um ligeiro decréscimo das outras generalistas. Ainda assim, mantém-se sensivelmente uma distância que não chega aos 3 pontos de share entre o primeiro e segundo classificado, com a RTP1 a 10% de diferença, praticamente. É assustador, aquele que foi o desempenho do canal público, mas que seria de esperar já que a grelha do canal esteve em espera pela incógnita que foi nos últimos meses o futuro do canal. Pode ser que agora em 2013 melhore… veremos.

Confirmamos ainda a grande amplitude de resultados que foi registada pelas generalistas, com oscilações acentuadas. Destaque para o mínimo da RTP1, com uns míseros 7,9% de share. A SIC também ficou abaixo da meta dos 20% de share, mas a TVI manteve-se sempre acima, tendo mesmo registado no último dia do ano um dos melhores resultados do mês (abaixo 0,1% do seu máximo). O Cabo, esse, continua a ganhar cada vez mais peso, tal como tem vindo a ser tendência desde o início do ano e, particularmente, desde a mudança do responsável pela medição das audiências da televisão nacional.

A SIC e TVI trarão novas e velha apostas já em janeiro, mas cujo desempenho a nível de entretenimento terão provavelmente uma tendência que se manterá… O vencedor do ano passado já se sabe quem foi, mas quem vencerá a luta em 2013? Estaremos cá para lhe contar. As Audiências continuarão a ser olhadas à Lupa. E em breve trar-lhe-emos a análise completa do ano que agora terminou.

Fique atento… e BOM ANO!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News