fbpx
Audiências à Lupa Rubricas

Audiências à Lupa: dezembro 2011

E eis que chegamos ao último mês do ano de 2011. Dezembro foi um mês de confirmações, mas ao mesmo tempo de dúvidas para o futuro, visto que terminaram dois grandes formatos da SIC e TVI. O que o futuro nos reserva? Só o tempo o dirá, mas agora vamos olhar as Audiências à Lupa de dezembro.

Dezembro 1 Audiências À Lupa: Dezembro 2011

É verdade, aquilo que parecia difícil foi alcançado pela TVI. É cada vez mais frequente a sua vitória face ao Cabo e, agora, raramente perde para qualquer das outras generalistas. Contudo, mantém-se a tendência de esporadicamente a RTP1 fazer um brilharete, enquanto a SIC, essa, tem-se ficado cada vez mais com uma tendência de queda. Será que o novo ano trará algo de novo para os lados de Carnaxide? É que agora a RTP1 tem vindo a superá-la com muita frequência, embora alguns digam que existe manipulação de resultados para cativar compradores para a ainda estação pública. Não obstante esse facto, a verdade é que aquelas que eram as grandes apostas para rentrée, fracassaram, em particular Peso Pesado 2. Veja-se que a SIC apenas ficou à frente da TVI em não mais que três ocasiões, ficando, frequentemente abaixo da RTP1.

É importante realçar a importância de Secret Story 2 para estes resultados. Podemos dizer que foi este programa que ditou a evolução audimétrica este mês, mas não só, pois permitiu oferecer à TVI uma vantagem competitiva que a fez distanciar-se da restante concorrência e competir com o Cabo, enquanto conjunto de canais. É surpreendente este facto, mas ao mesmo tempo não, pois este foi um formato que entrou na vida dos portugueses de uma forma substancial e, quando assim é, o sucesso está garantido.

Importa referir também os valores da RTP2, que teve vários dias acima dos 5%, mas voltando aos seus valores habituais. Isto tem a ver com o facto de haver férias escolares e, portanto, a pequenada está em casa e opta pela oferta educativa do segundo canal.

Vejamos, no entanto, se estas conclusões se mantêm em relação aos fins de semana.

Dezembro 2 Audiências À Lupa: Dezembro 2011

As audiências de domingo mostram o domínio avassalador de Secret Story 2, mas vemos também que a TVI continuou a lutar de perto pela liderança com o Cabo, levando a melhor por diversas vezes. Já a SIC distanciou-se apenas da RTP1 com o aproximar do fim de Peso Pesado 2, bem como no Natal, que conseguiu liderar na Consoada, fruto da aposta forte no cinema, aliás, como já é hábito. Agora, hábito também, é a vitória da TVI na passagem de ano, e foi o que se verificou em 2011, com um resultado fantástico, onde a diferença para a concorrência foi enorme. Ainda assim, importa dizer que a SIC não esteve mal, mas aquém daqueles que eram os valores que conseguia obter a meio do ano passado nos fins de semana. Sem dúvida que se tratam de dias fortes para a estação de Carnaxide, mas com Secret Story 2 como concorrente, houve poucas hipóteses.

Olhemos para estes valores do mês de dezembro sumariados no quadro abaixo, como habitualmente.

Dezembro Quadro Audiências À Lupa: Dezembro 2011

Podemos verificar que a SIC conseguiu manter-se no pódio por uma unha negra, enquanto a TVI está cada vez mais a morder os calcanhares ao Cabo, com particular destaque para os fins de semana. Regressamos, portanto, a valores mais baixos para a RTP1 nos sábados e domingos, enquanto se posiciona na terceira posição se estivermos a analisar os dias úteis. Face ao mês de novembro nota-se alguma melhoria da estação de Carnaxide e uma ligeira quebra da ainda estação pública. A TVI, essa, continua na liderança destacada. Contudo, agora com o fim de Secret Story 2 e Peso Pesado 2, o que nos trará a televisão nacional? Para que canal os portugueses se vão voltar? É que afinal de contas, estes eram os formatos que atraiam os portugueses para a TVI e SIC, visto que a RTP1, pode dizer-se, que tem vindo a ganhar o seu público e que é relativamente constante. Eu aposto que a luta vai ser mais renhida agora que as grelhas se despiram de grandes formatos, mas em janeiro deste novo ano vamos descobrir.

Para já, e na próxima 2ª feira, o Audiências à Lupa vai fazer a análise do ano de 2011 em termos audiométricos e vamos tentar perceber qual foi a evolução mensal dos valores obtidos pelos quatro principais canais e pelo Cabo, pois houve várias alterações de tendências. Fique atento.

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News