fbpx
Audiências à Lupa Rubricas

Audiências à Lupa – Ano 2011

Com o final do ano é chegada a altura de fazer o balanço de 2011. Quem será que venceu o ano em termos audiométricos? Bem, a resposta a essa questão, acho que todos já conhecem, mas será que o ano foi sempre constante? Quais foram as peripécias que foram ocorrendo numa análise mensal. Olhemos então as Audiências mensais à Lupa e vamos descobrir mais.

Ano2011 1 Audiências À Lupa - Ano 2011

Atendendo ao gráfico das médias mensais, dá para perceber que em Julho houve uma inversão de tendência, em que a líder incontestável, até aí, a TVI, passou a ser relegada para trás do Cabo. Contudo, é sabido que esta alteração teve a ver com a alteração da forma de medição das audiências, em que o nº de pessoas que usufruem do Cabo é muito superior ao até então. Não obstante esse facto, vemos que em dezembro e fruto de Secret Story 2 e do regresso de Teresa Guilherme ao seu habitat natural, houve um aproximar de Queluz de Baixo ao Cabo.

Para além disso, e olhando ainda para a primeira metade do ano, podemos verificar que ainda assim a TVI vinha registando uma tendência de queda, que se ficou a dever, sobretudo a Peso Pesado 1 na SIC, mas também ao bom desempenho da RTP1. Tipicamente, Queluz de Baixo é menos forte no Verão e foi isso que se verificou em 2011, com o Cabo a ter o seu pico em agosto.

Analisando agora o desempenho da SIC, vemos que teve uma primeira metade do ano relativamente constante, talvez relacionado com o “entusiasmo” de algumas mudanças que Júlia Pinheiro trouxe à SIC (não, definitivamente não me refiro a Querida Júlia). No entanto, essa boa performance foi-se perdendo e terminou o ano empatada com a RTP1, quando até aí havia quase sempre garantido o último lugar no pódio audimétrico.

Relativamente à ainda estação pública de televisão, o canal 1 teve um desempenho algo instável ao longo do ano, sendo o único canal a ter médias mensais muito próximas ou até mesmo abaixo dos 20% de share. O canal 2, esse mantém-se sempre constante dentro dos seus valores, que representam o facto de se tratar de um canal que não é direcionado a todos os portugueses, mas sim a um nicho de mercado. Resta-nos aguardar para perceber qual dos dois será privatizado e quais serão as estratégias criadas e levadas a cabo em ambos. Resta-nos aguardar para compreender como tudo se vai processar.

Mas agora, façamos o balanço numérico do ano, com o quadro apresentado em seguida.

Ano2011 Quadro Audiências À Lupa - Ano 2011

A título de curiosidade comparemos janeiro com dezembro. Podemos ver que o único que viu a sua audiência aumentar do início do ano para dezembro foi o Cabo. Com um aumento a rondar os 7 pontos. RTP1, SIC e TVI tiveram uma quebra de cerca de 2 pontos cada, com a RTP2 a decrescer menos de 1 ponto, o que demonstra que em termos de posições comparativas se mantém tudo inalterado, mas o Cabo e a nova forma de medição de audiências vieram alterar sobretudo os valores com os quais se batem as generalistas, porque em termos de posições, essas têm-se mantido se atendermos ao início e final de 2011 (embora haja oscilações ao longo do ano).

Mas qual foi afinal a média do ano?
Ano2011 Quadro Media Audiências À Lupa - Ano 2011

Como seria de esperar, a TVI venceu o ano, mas agora com o Cabo nos seus calcanhares. Se é verdade que o Cabo engloba vários canais, ainda mais é “surpreendente” que a TVI se tenha conseguido manter na liderança. Mas duvido que assim seja em 2012, visto que a TVI em 2011 trazia já uma excelente média da primeira metade do ano, pelo que se conseguiu manter. Esperemos para ver se assim é ou não.

O pódio é completado, mais próxima do 4º classificado – RTP1 – do que dos 1º ou 2º, mas em termos absolutos não está assim tão distante nem a TVI se pode considerar “inalcançável”, porque como se viu em 2011, depende muito dos formatos que são apresentados, se existe uma vasta quantidade de pessoas que são fiéis à marca TVI, também existem muitos que apenas querem ver bons programas e esses, por vezes, têm de recorrer a outros canais para a obterem (eu diria que só no Cabo, conseguirão, mas esse seria um tema para outra ocasião).

Como serão as audiências em 2012? Já fez as suas apostas? O Audiências à Lupa cá estará para lhe dar uma abordagem diferente e resumida daquilo que são as audiências da televisão nacional. Fique atento!

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News