fbpx

Audiências à Lupa: 1º semestre 2011

Diana Casanova
5 min leitura

Agora que estamos no mês de julho importa olhar para as Audiências à Lupa respeitantes a este primeiro semestre do ano para perceber de que forma RTP1, RTP2, SIC, TVI e Cabo têm evoluído ao longo deste período.

Audiencias A Lupa Audiências À Lupa: 1º Semestre 2011

Primeiro, vamos fazer a já habitual análise gráfica, utilizando o share médio mensal dos primeiros seis meses de 2011.

1Semestre 2011 1 Audiências À Lupa: 1º Semestre 2011

Quais são as conclusões que podemos retirar? Primeiro que tudo, nota-se uma aproximação entre todos os canais, tornando esta batalha audimétrica bem mais interessante. Em segundo lugar, e analisando cada canal individualmente, a RTP1 tem vindo a perder alguma importância, com o valor pior a ser alcançado no mês de abril. Neste sentido, nota-se que a estação pública de televisão é bastante instável, embora pareça ter estabilizado na quarta posição. Este parece ser um problema das estações públicas, já que a RTP2 também oscila sensivelmente entre os 3 a 4 pontos de share. Relativamente à SIC, melhorou o seu desempenho substancialmente desde o início do ano, mas agora parece estar a estabilizar nos 23% de share, sendo frequentemente ultrapassada pelo conjunto dos canais de Cabo. De facto, parece ser a TVI que tem vindo a perder mais desde o início do ano, em que obteve um share médio que rondava os 28%, estando agora ao nível dos 25 pontos. Na minha opinião, para analisarmos esta descida, temos de ter em conta também o grande crescimento do Cabo durante estes meses. A verdade é que começou o ano com cerca de 19% de share médio e a 4ª posição, passando a ser segundo já no mês de junho.

Do meu ponto de vista a queda da TVI, que é notória, está sobretudo relacionada com o crescimento do Cabo. Certamente que estamos a comparar um canal com centenas de canais, o que é injusto, mas a verdade é que é interessante verificar que há poucos meses o Cabo não tinha grande peso na generalidade das audiências e agora é cada vez mais importante. Isto revela, quanto a mim, uma certa mudança de hábitos dos portugueses, que parecem procurar conteúdos mais diversificados, face ao que é oferecido pelas generalistas. Será isto um alerta para as direções de programas para inovarem? Eu creio que sim, até porque anseio por alguma inovação e novidades em grande parte das grelhas que as generalistas oferecem.

Neste sentido, vejamos também o quadro que sumaria alguma desta informação.

1Semestre 2011 Quadro Audiências À Lupa: 1º Semestre 2011

É verdade que o Cabo, fazendo a média do semestre, surge em terceiro lugar, mas este parece ser cada vez mais um lugar que conseguirá escapar. Já a TVI, analisando o semestre como um todo continua líder indiscutível, fruto, sobretudo, dos primeiros meses do ano em que dominou quase por completo as audiências. Porém, com o aproximar do verão tem vindo a decrescer bastante. Resta aguardar para perceber se é algum tipo de sazonalidade e quando regressarem alguns dos grandes formatos da estação recuperará os valores de outrora.

Como habitualmente, e já por diversas vezes analisadas, existem diferenças significativas entre os dias úteis e os fins-de-semana, particularmente com a SIC e Cabo a serem mais fortes aos sábados e domingos, enquanto a TVI e RTP1 são as preferidas dos portugueses durante a semana. Isto está associado à diferença de interesses e preferências que os espectadores têm durante ambos os períodos.

A título de curiosidade, refere-se a SIC como a estação que obteve o valor mais elevado de audiência, enquanto a RTP1 foi a que alcançou o valor mínimo, tendo uma enorme amplitude audimétrica.

Dito isto, se é verdade que a TVI está a perder audiências, será isso alterado a partir de setembro? Resta-nos aguardar, tendo a certeza que, como os portugueses são de “hábitos” fortes, é importante conquistá-los já este verão.

Volto para o próximo Audiências à Lupa no início de agosto, para a apresentação das audiências de julho. Até lá!

Redatora e cronista