fbpx
A Retrospetiva 2015 Rubricas

A Retrospetiva 2015 | A Batalha das Noites de Domingo

2015 Retrospetiva A Retrospetiva 2015 | A Batalha Das Noites De Domingo

2015 Retrospetiva

2015 fica marcado, além dos factos recordados até aqui em A Retrospetiva 2015, por uma «nova» batalha no entretenimento das noites de domingo da televisão portuguesa. Assistiu-se, pela primeira vez nos últimos anos a uma luta renhida nas audiências no horário nobre de domingo.

Essencialmente foi a estação pública que conseguiu «fazer frente» à, até então, líder praticamente incontestada no horário – TVI. O The Voice Portugal, em particular, conseguiu superar as audiências de A Quinta em diversas ocasiões, embora o formato de Queluz de Baixo tenha recuperado numa segunda fase. Muitas serão as razões para tal ser sucedido, desde as estratégias de programação de ambos os canais face aos formatos e à exposição que os mesmos tiverem, até aos formatos em si. Haverá ou não, uma mudança de «hábitos» por parte dos espectadores portugueses?

De facto, ainda é cedo para tirar conclusões nesse sentido, até porque a tendência mais recente é de perda de fulgor por parte da RTP, ou «recuperação» por parte da TVI. Apesar de tudo, destacou-se esta inversão de tendência dos últimos anos e que foi um dos factos televisivos mais relevantes do ano passado, pelo menos no que às audiências diz respeito.

A SIC, por sua vez, por força das suas apostas nesta área, acabou por se ver relegada para uma posição secundária, mais distante da liderança. Tanto é que neste início de 2016 decidiu apostar em ficção também nas noites de domingo, afastando o entretenimento do horário, depois de anos a apostar neste tipo de formato.

É indiscutível que uma concorrência com melhor qualidade e mais desafiante acaba por fazer todos os intervenientes procurarem novas estratégias ou conteúdos diferentes. É esse, na minha opinião, aquele que é o maior benefício de uma concorrência mais renhida. E espera-se que todos nós, espectadores, ganhemos com isso.

Amanhã regressamos com novo artigo, nesta rubrica do A Televisão. Até lá, recorde, em seguida, os artigos de A Retrospetiva 2015.

A Retrospetiva 2015 | Introdução

A Retrospetiva 2015 | Estação pública com nova liderança

A Retrospetiva 2015 | Reforço da SIC no entretenimento e na ficção

A Retrospetiva 2015 | Adeus Marcelo

A Retrospetiva 2015 | Netflix chega a Portugal

 

 

 

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News