fbpx

A Entrevista – Diana Taveira: «Não tenho vergonha de dizer que estou orgulhosa do meu percurso»

A Televisão
8 min leitura

Desde os 19 anos que queria ser apresentadora da MTV Portugal. Ia sempre aos castings, era sempre finalista mas não vencia. Até ao dia que o telefone tocou, e logo com uma boa notícia. Diana Taveira estreou-se na apresentação do canal em 2015 e neste momento vê a MTV como uma segunda casa. Venha daí conhecer um pouco mais sobre uma jovem cheia de sonhos e ambições.

As tuas duas grandes paixões são a televisão e a política. Se um dia te fizerem uma proposta para a segunda, a MTV vai perder uma apresentadora?

O meu envolvimento nessa área neste momento continua em stand-by. Não olho para a política como uma profissão mas sim como um privilégio quando se pode exercer. Atualmente quero é desenvolver-me enquanto profissional da comunicação e ser a melhor possível na minha área de trabalho. A maturidade profissional é muito importante para nos podermos envolver politicamente em qualquer projeto de forma responsável e consciente. Mas no futuro quem sabe…

Uma apresentadora na política pode ou não gerar preconceito?

Não. Sinceramente, acho que as pessoas são interessantes precisamente por terem várias paixões e vertentes. A visibilidade em frente à câmara construída de uma forma credível até pode ajudar a dar mais consistência e projeção a uma voz que pretenda ser ativa politicamente.

A Ana Sofia Martins deixou a apresentação do canal para ser a protagonista de uma novela. Também tens o «bichinho» da representação?

Sinceramente não coloco de parte, mas não sei bem. Adoro estar em frente à câmara, e sinto-me mesmo bem é no papel de apresentadora, mas nunca disse não a um desafio. Já tive aulas de representação e é algo que acho natural acontecer. Ao trabalharmos em televisão temos de ser o mais completos possível para um canal querer apostar em nós. E se podermos trabalhar bem em mais de uma frente ainda melhor, pois assim acabamos por nos tornar uma mais-valia para uma determinada estação.

Ao olhares para trás, para a tua estreia em 2015, sentes que a «missão» está a ser concluída com sucesso?

Acredito que sim. Sinto que evolui muito neste último ano. Graças a esta oportunidade desenvolvi outras aptidões que na área televisiva me poderão tornar uma profissional ainda mais completa e não ser apenas uma apresentadora, mas sim estar envolvida na conceção de toda uma mensagem que é transmitida – desde a edição, produção e criação. Sinto-me cada vez mais confortável no meu papel enquanto VJ e o feedback felizmente tem sido positivo. Não tenho vergonha de dizer que estou orgulhosa do meu percurso, pois tem sido fruto de muito trabalho, foco e dedicação.

A direção da MTV está satisfeita com o teu trabalho?

Dizem-me que sim, e ainda bem. Gosto realmente do que faço, e acho que quando assim é tudo acaba por ser mais fluído e o desenvolvimento do trabalho corre ainda melhor. Agradeço por me terem dado esta oportunidade e, acima de tudo, não os quero desiludir. Portanto, se for preciso dar 200% eu dou.

Ser apresentadora sempre foi um sonho ou foi algo que surgiu por acaso?

Eu corri atrás deste objetivo ao longo de oito anos. Desde os 19 que queria ser VJ da MTV Portugal e sempre fui aos castings, era sempre finalista mas não vencia. Acreditei sempre que era possível, tirei a minha licenciatura em Coimbra e depois matriculei-me em Lisboa no mestrado e fui tentando. Trabalhei para outros canais e projetos, até que recebi a chamada e aceitei de imediato o convite.

Quem são as tuas grandes referências no mundo da televisão?

Adoro a forma de apresentar da Sílvia Alberto. Consegue adaptar-se a todos os formatos e formas de entretenimento – quer mais sérias ou mais ligeiras. Olho muito para ela como exemplo em termos de imagem pública e profissional, e adoraria, como é evidente, um dia poder trabalhar com ela. Acho que iria aprender muito.

Como é ser a única mulher entre dois homens, o Diogo Dias e o Francisco Beatriz (apresentadores da MTV)?

É fantástico. Eles dois são meus irmãos já. Como estamos praticamente todos os dias juntos, acabamos por nos tornar uma família, é mesmo verdade. Adoro os meus «putos»!

Já lá vai o tempo em que a MTV era um canal exclusivamente dedicado à música. Hoje em dia engloba todas as áreas do entretenimento. E há quem critique isso: poucos videoclips, muitos reality shows.

Neste momento a MTV Portugal tem adotado uma visão mais direcionada para a música. Tem, sim, muitos programas de entretenimento, mas a música está sempre presente. Apoiamos cada vez mais o talento feito em português e tentamos dar a projeção merecida a esse talento. Temos artistas portugueses cada vez melhores no mercado e estamos a tentar cada vez mais dar a visibilidade merecida a cada um deles.

Em 2005, Lisboa foi o palco dos Europe Music Awards. Não está já na altura de voltarmos a ser anfitriões de um grande evento?

Portugal sempre foi muito bom a receber grandes eventos. Acho que toda a gente pensa como eu… Gostava muito e acho que estamos mais que preparados para o fazer. A mim em particular seria uma experiência fantástica poder fazer uma cobertura de uma cerimónia com essa dimensão, subir a um palco desses e conhecer os vários artistas do universo MTV.

Quais são os teus objetivos no mundo da televisão?

Quero acima de tudo que os projetos televisivos em que me envolvo, a equipa com quem trabalho e o público, se sintam identificados e gostem da minha prestação. O mais importante é trabalharmos, trabalharmos muito a fazer o que gostamos. Acredito que quem se dedica a sério e de uma forma credível e sustentada a tentar ser o melhor possível no que faz acaba por colher os frutos disso mesmo. Adoro ser apresentadora e espero que quem veja o meu trabalho sinta isso mesmo. Mas qualquer novo projeto que possa eventualmente surgir, de uma coisa tenho a certeza, adorava conciliar com a MTV Portugal, simplesmente porque onde estou neste momento sinto-me em casa.

O verão está a chegar, e isso é sinal de festas MTV Summer Sessions. Quais são as expectativas para este ano?

O ano passado correu muito bem, e por isso mesmo este ano iremos ter ainda mais festas e iremos prolongar a nossa permanência por terras algarvias. Iremos estar presentes nos espaços NoSolo de Vilamoura e Portimão e, com certeza, proporcionar ao público MTV e a todos aqueles que se queiram juntar a nós, as melhoras festas e os melhores momentos do verão de 2016. Eu estou ansiosa por julho. Acredito que será o grande ano das MTV Summer Sessions.

Saiba o que esperar das MTV Summer Sessions 2016:

Siga-me:
Redactor.