fbpx

A Entrevista – João Valentim | Você na TV!

A Televisão
7 min leitura

1 A Entrevista - João Valentim | Você Na Tv!

Nunca ambicionou trabalhar em televisão, mas a verdade é que de alguma forma foi lá parar. Da informação ao entretenimento, João Valentim é hoje um dos repórteres do Você na TV!. Está a ver aquele rapaz que faz aquelas reportagens «malucas»? Sim, é esse mesmo. Graças a um estilo diferente e irreverente, ele conseguiu o seu lugar na TVI. Demonstra-se feliz com a profissão que tem, não pretende chegar a apresentador e está-se nas tintas paras as críticas. João Valentim, sem papas na língua.

Quando eras miúdo tinhas algum gosto pela comunicação?

Não. Só com as cabras, com as vacas… Não sei se isso é comunicar [risos]!

Nunca sonhaste em trabalhar em televisão?

Quis ser veterinário, não fui. Quis ser professor, não fui. Quis ser jornalista sério, não fui. Houve mais algumas coisas que eu queria ser, mas televisão nunca.

Mas estagiaste na informação, na TVI, um registo sério. Quem te conhece hoje, do Você na TV!, sabe que tu gostas de brincar e és uma pessoa bem-disposta. Como é que deste o salto para o entretenimento?

Quando comecei na informação todos diziam: «Tens que ir para o programa da Cristina e do Goucha». E eu: «Mas porquê?» E respondiam: «Ah, porque és engraçado e fazes peças engraçadas». Então, fui pedir aos Recursos Humanos e eles disseram: «Vamos tentar. Não é muito possível fazer isso, mas ok». Passado um mês, disseram que fui aceite no programa e eu: «Ai… Mas eu não quero ir para o programa da Cristina e do Goucha». Estava tão bem na informação, sentia-me tão enquadrado com a redação e disse que não queria ir. Passou mais três meses e chegou ao fim o meu estágio na informação. Depois, a minha editora escreveu uma carta de recomendação e entregou à Cristina. Passado um mês ou dois, ligou-me a Paula Ramos, que é a minha atual editora, a perguntar se eu queria ir trabalhar para o Você na TV!. Comecei como reforço de verão, em 2014.

Não começaste logo a fazer reportagens…

Não, ninguém dava nada por mim [risos]. O reforço de verão é três meses e estava previsto acabar e eu ir para casa.

Então e o que é que fez com que eles mudassem de ideias?

Até hoje eu não sei. Isso é uma pergunta que terás que fazer a eles. Mas pronto, comecei a fazer aquelas reportagens, eles começaram a achar piada a este registo maluco e então acho que foi isso que me salvou.

Como é o teu dia a dia enquanto repórter do Você na TV!?

Acordo lindo, magnífico, com o cabelo penteado. Com um bocado de base, um bocado de pó na cara. Vou para o Você na TV! e a Cristina e o Goucha estão a sorrir para mim. Brincadeira, não é nada assim. Chego à TVI por volta das oito da manhã. Há uma reunião antes de começar o programa, na qual são definidos os temas do programa do dia. Depois, se há alguma reportagem nesse dia, eu vou fazer. Caso fique cá, na TVI, fico a fazer contactos, a arranjar imensos temas para fazer aquelas reportagens muito engraçadas. E depois, às 13h há outra vez uma reunião que é para debater o programa que passou, e aí são definidos os temas do próximo programa.

A tua experiência no Dança com as Estrelas teve uma repercussão muito positiva.

Por acaso, sim. As pessoas falam-me muito do Dança com as Estrelas: «Você é aquele rapaz que dançava no corredor?» e eu digo «Sou».

As pessoas já te reconhecem como o João Valentim do Você na TV! ou ainda passas despercebido?

Depende. No outro dia disseram que eu era o da RTP1 [risos].

Ainda te dás ao trabalho de explicar que és da TVI?

Não. Digo sempre que sim, sim. Não se contraria as pessoas… Sempre me ensinaram.

Tens um estilo de reportagem que é muito teu, um estilo muito próprio. Eu tenho a perceção que as pessoas ou gostam muito de ti ou então não gostam nada. Como é que lidas com as críticas?

Eu acho que eles sentem inveja da minha inteligência e da minha beleza, só pode [risos]. Opá, não sei. Sou muito atacado no vosso fórum, aliás, era (agora estão muito calminhos). Não sei porque é que eles não gostam…

Mas de um modo geral, as pessoas na rua também te confrontam com isso e dizem que não gostam do teu trabalho?

Não. Eu tenho 1,86m. Acho que ninguém é capaz de dizer que não gosta do meu trabalho ao vivo.

No teu futuro, vês-te ainda a fazer televisão?

Sim… Mas não me vejo a ser apresentador. Não tenho essa ambição. Não sei o que é vou ser amanhã. Sei lá, até posso estar a limpar as escadas do Você na TV!. Não faço planos, sinceramente.

E vais continuar assim muito irreverente, divertido e bem-disposto, independentemente das críticas boas e das críticas negativas que recebes?

Até podia dizer um palavrão agora: eu estou-me a ***** para o que dizem. Desde que a Cristina e o Goucha e a TVI goste, estou bem.

Eles gostam do teu trabalho? Eu acho que sim, senão também não estavas lá.

Há reportagens que eles gostam e há reportagens que eles não gostam. Apesar de parecer, eu não sou nada perfeito [risos]. Sinto que há coisas que fiz bem, outras que fiz mal. Mas no fundo, acho que até gostam do meu trabalho. Não me dão porrada…

Ainda.

Sim, ainda. Mas adorava!

Do Goucha ou da Cristina?

Os dois. Ao mesmo tempo [risos].

Siga-me:
Redactor.