13 Momentos da TV

6/13 Momentos da TV | 2013

13_Momentos_destaque

Vamos continuar a nossa ronda pelos 13 Momentos da TV | 2013, onde passamos em revista aqueles que foram os acontecimentos mais relevantes do ano que está prestes a terminar. A escolha não foi fácil, mas segue-se o sexto momento.

Aposta crescente no Cabo

2013 ficou marcado no Cabo nacional porque nos trouxe um leque variado de canais novos e a consolidação de tantos outros. Cada vez mais os portugueses procuram alternativas às generalistas, pelo que as próprias generalistas tiveram de se adaptar a essa nova tendência, criando, elas próprias, canais temáticos no cabo, mas não só!

A TVI reforçou a sua aposta na TVI24, mas também na ficção – TVI Ficção – e ainda o +TVI (canal que surgiu no início do ano) que acabou por se traduzir numa variedade maior, eventualmente, para os espectadores. A SIC, por sua vez, optou por se juntar mais uma vez à revista Caras e criar, fruto dessa parceria, um novo canal temático, para juntar à SIC Mulher, SIC Radical e SIC Notícias – o SIC Caras. No final de 2013, Daniel Oliveira abraçou, portanto, um novo desafio que passa por coordenar a grelha deste novo canal e fazer a gestão dos formatos neste projeto de glamour e onde as caras mais bonitas de Carnaxide figuram com frequência.

Mas não foram só estas as apostas do ano que agora termina. Também duas outras publicações de imprensa nacional decidiram unir-se e criar um canal que pretende ser a 5ª generalista (nas palavras dos seus responsáveis) – a CM TV. O canal está associado à marca do Correio da Manhã, mas conta também com a colaboração da revista Flash! (ou não fossem do mesmo dono!). Foi também este o canal que acabou por gerar polémicas em diversas ocasiões, por implementar, de forma esperada, a mesma linha editorial do CM. Muito discutível, mas não é por acaso que é o jornal diário mais vendido no nosso país.

Outro dos grandes acontecimentos do Cabo nacional foi o início das transmissões dos jogos do Benfica (no Estádio da Luz), única e exclusivamente no seu canal próprio – a Benfica TV, que passou também a ser um canal premium e procurando, por isso, fazer concorrência à Sport TV. A verdade é que tem vindo a conseguir rivalizar com aquele canal que até aqui tinha a exclusividade dos jogos da Primeira Liga, pois conseguiu mais de 200 mil assinaturas num curto espaço de tempo desde o seu arranque. Além disso, a direção do canal benfiquista passou a apostar de forma mais acentuada na melhoria das suas emissões, dos seus programas e na sua profissionalização (quem não se recorda da entrega da telepizza e do amadorismo?).

Foram estes, em suma, os acontecimentos mais marcantes no Cabo nacional, e que acabaram por confirmar a tendência – os portugueses querem mais diversidade, e isto já é aceite por todos no mundo da televisão, ou não fosse o Cabo a maior aposta dos canais generalistas nacionais.

Junte-se a nós amanhã para conhecer mais um dos 13 Momentos da TV | 2013.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News