13 Momentos da TV

4/13 Momentos da TV | 2013

13_Momentos_destaque

Na ressaca do Natal e tantas iguarias gastronómicas, continuamos a nossa ronda pelos 13 Momentos da TV | 2013. Desta feita é sobre o início de um dos principais pedidos técnicos para os canais de televisão portugueses.

A implementação do 16:9 na televisão portuguesa

2013 foi o ano que marcou o início da emissão em 16:9 por parte de uma generalista – a RTP, que foi pioneira a este nível e já emite neste formato os seus programas. Embora já boa parte dos formatos portugueses sejam gravados em 16:9, a verdade é que a emissão, essa, é na generalidade ainda em 4:3, o que acaba por deixar muitos telespectadores descontentes, já que ficam com aquelas barras escuras ao lado dos programas, ou então, num formato esticado.

Numa altura em que já uma grande percentagem dos portugueses aderiu à moda dos LCD, é chegado o momento de haver uma maior aderência a este formato. É certo que acarreta um investimento grande, a nível de equipamentos, mas a verdade é que as gravações já são – ficção, talk-shows e informação – feitas neste formato no caso das generalistas, pelo que o investimento maior, eventualmente, estará feito.

A RTP, essa, enquanto estação que proporciona serviço público já aderiu, sendo a primeira generalista a fazê-lo, mas também a SIC Mulher e a SIC Radical já são emitidas neste formato, o que acaba por proporcionar uma experiência televisiva sem comparação.

A emissão em 16:9 não se trata de um capricho, mas sim de uma exigência natural para qualquer espectador, pois permitirá usufruir muito mais das potencialidades televisivas, sem tornar ninguém «gordo», ou com aquelas constantes barras pretas de lado. É um requisito já básico. Esperemos que em 2014 haja um leque de canais mais alargado que emitam em 16:9.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita.Apple Store Download Google Play Download

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

ATV News