fbpx

11/13 Momentos da TV | 2013 – Figura do Ano Masculina

Diana Casanova
3 min leitura

13_Momentos_Destaque

2013 foi o ano da carreira de um dos mais acarinhados atores portugueses, não só no nosso país como nos EUA, com participações em várias produções internacionais. Se já antes outros atores tinham desenvolvido (e muito bem!) a sua carreira no estrangeiro, como o caso de Joaquim de Almeida, nunca ninguém teve a oportunidade de se tornar numa estrela planetária. Até chegar Diogo Morgado.

Destaque_Diogomorgado_Mystar

Ele chegou, viu e venceu. É verdade que consolidou primeiro a sua carreira em Portugal, e só depois investiu nos EUA. Investiu num papel que, como ele disse, qualquer um gostaria de desempenhar. Ele foi Jesus Cristo, na minissérie The Bible, mas não se ficou por aí. Tornou-se viral nas redes sociais enquanto hot jesus, mas sobretudo pelo seu desempenho. Se nós já sabíamos que Diogo Morgado é um dos mais completos atores portugueses, agora há milhões de pessoas que o sabem. E ainda bem. É que o ator da Margem Sul entrega-se a cada papel como ninguém. E isso, cativa, emociona e delicia os apreciadores da ficção televisiva.

The Bible levou-o a ser entrevista por Oprah Winfrey, mas também a outros papéis. Ele vai regressar ao projeto que o celebrizou nos EUA mas agora no cinema, participou já num episódio da série Revenge e, surpresa das surpresas, mantém-se ativo nas telenovelas nacionais – em Sol de Inverno. Talvez por anti-vedetismo, a verdade é que Diogo Morgado é um apaixonado pela sua profissão, por aquilo que faz e isso, isso transparece no pequeno ecrã. Mais do que milhões (que certamente farão falta a qualquer um), a realização profissional, a satisfação enquanto ator, essa poderá vir das mais simples produções e Diogo Morgado não se coíbe de tentar. De experimentar. De manter os pés na terra, mantendo a sua forma de ser e a sua forma de trabalhar. A dedicação, a entrega, a competência técnica e o respeito pelos seus colegas e espectadores é algo que faz dele, se ainda houvesse dúvidas, um dos melhores atores portugueses da sua geração, que consegue ir das lágrimas às risadas num ápice.

Ele é, por isso mesmo, a Figura do Ano Masculina. É inegável, e ao mesmo tempo previsível. Mas totalmente merecido. Diogo Morgado já não conquista só os portugueses, mas também o mundo com o seu talento.

Amanhã regressaremos com o 12º dos 13 Momentos da TV | 2013, que coincidirá com a Figura do Ano Feminina. Fique desse lado connosco.

Redatora e cronista