fbpx

Temas do ‹‹Sociedade Civil›› de 8 a 12 de julho

Pedro Vendeira
4 min leitura

Sociedade-Civil-Eduarda-Maio

No Sociedade Civil, Eduarda Maio modera as participações dos vários parceiros em cada emissão. Os temas dedicados a melhorar a nossa vida através dos testemunhos de cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para as soluções nas mais diversas áreas.

Segunda-feira, 8 julho
Revitalizar o interior: é possível?
Sair das zonas rurais para viver nas cidades não é um fenómeno novo. Quem sai tem a ideia de que nos centros urbanos há mais trabalho, há mais oferta formativa e cultural, há melhores acessos à saúde. Será mesmo assim? Mas há também quem regresse às aldeias, porque perdeu o trabalho ou procura outro estilo de vida. Há quem defenda, que zonas menos povoadas são melhores para educar os filhos e os laços de vizinhança são uma forte entreajuda. Será que faz sentido dizer-se que no interior há menos oportunidades? Que projetos existem para dinamizar o mundo rural? Quem dinamiza? Há oportunidades de trabalho ou de negócio?

Terça-feira, 9 julho
Geração milénio.
Uma análise à Geração Milénio (do séc. XXI) conclui que é mais confiante, aberta à mudança, anda sempre conectada e é mais egocêntrica. Outras análises mostram que das três gerações estudadas – baby boomers, Geração X e Geração Y ou Milennials (nascidos após 1982) – esta é a menos preocupada em salvar o meio ambiente. Além disso, ao longo de quatro décadas há um declínio na participação cívica e na preocupação com os outros. É mesmo assim? Estes estudos aplicam-se a qualquer país? Quem no início do milénio estava na casa dos 20 revê-se nestas definições? A ser verdade, o que fez mudar esta geração? A tecnologia tem alguma responsabilidade?

Quarta-feira, 10 julho
Quanto vale o mar português?
O mar português é 20 vezes maior do que o território nacional e, dizem os especialistas, tem um potencial imenso, desde a alimentação à cosmética, à indústria farmacêutica até às necessidades energéticas. Que riquezas o mar português ainda tem para dar? Que indústrias podem florescer no seu embalo? Quantos postos de trabalho se podem criar? Como devemos explorar o nosso mar? Um programa onde olharemos também para a recente Estratégia Nacional para o Mar.

Quinta-feira, 11 julho 
Combater o desperdício alimentar
Pelo menos 300 mil portugueses(as) passam fome e dados recentes indicam que, diariamente, são desperdiçadas 50 mil refeições. Os números tomam outras proporções quando vistos à escala global. Segundo a ONU, um terço dos alimentos produzidos no mundo perde-se ou é desperdiçado durante os processos de produção e venda. O que pode ser feito? Como podem população e indústria trabalhar em conjunto? A fome pode ser erradicada? Que projetos existem contra o desperdício alimentar? E em casa, como podemos evitar o desperdício?

Sexta-feira, 12 julho
Férias cá dentro
Além do impulso à economia nacional, optar por férias em território nacional em vez do estrangeiro é cada vez mais comum entre os portugueses. Importa, por isso, saber o que tem Portugal para oferecer. É o que propomos neste Sociedade Civil: um roteiro de sugestões para todos os gostos. Praia ou campo, praia de mar ou praia fluvial, relax ou aventura, entre muitas outras opções. E mais importante: como fazê-lo com um orçamento limitado?

Sociedade Civil de 2ª a 6ª feira, às 16h30, na RTP2.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com