fbpx

Temas do ‹‹Sociedade Civil›› de 18 a 22 de março

Pedro Vendeira
5 min leitura

Sociedade-Civil-Eduarda-Maio

No Sociedade Civil, Eduarda Maio modera as participações dos vários parceiros em cada emissão. Os temas dedicados a melhorar a nossa vida através dos testemunhos de cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para as soluções nas mais diversas áreas.

Segunda-feira, 18 março

Nova lei das rendas: o que precisa saber?

Há mais de três meses que entrou em vigor o Novo Regime do Arrendamento Urbano, que está a desencadear processos de negociação das rendas antigas, com contratos anteriores a 1990. A nova lei veio agilizar os processos de despejo de inquilinos em incumprimento das suas obrigações mensais: em vez dos atuais 18 meses com ordem de tribunal deverá passar para apenas três meses. Mas serão estas medidas suficientes? Como serão aplicadas na prática? Os inquilinos idosos e com menos recursos podem ver a sua renda aumentada? Os principais intervenientes no mercado de arrendamento explicam tudo neste Sociedade Civil.

Terça-feira, 19 março

Segurança alimentar

Bacalhau à Brás sem bacalhau, refeições vegetarianas com carne de porco, bolachas sem açúcar com 2.000 calorias são alguns dos produtos que pode facilmente encontrar nas prateleiras do supermercado. A nível europeu a questão tornou-se mais grave quando foi detetada carne de cavalo em vez de bovino em lasanhas. Os produtos terão sido distribuídos por 13 países europeus. No Reino Unido, um terço das pessoas deixou de comprar produtos com carne processada e regressou aos talhos tradicionais. O episódio levanta dúvidas sobre as garantias e certificações da segurança alimentar. Quem controla a qualidade dos alimentos que são vendidos? Que cautelas devemos ter? Onde e como reclamar?

Quarta-feira, 20 março

Papa: uma figura inspiradora para todos?

Aquando da resignação de Bento XVI foram vários os líderes nacionais a demonstrar admiração pelo Sumo Pontífice. Cavaco Silva sublinhou “a admiração profunda do povo português” e descreve o magistério de Bento XVI como “exemplo de fé e de esperança, na defesa dos valores universais da tolerância e da paz”. O novo Papa deverá ser escolhido até 31 de março e as especulações sobre quem se seguirá já começaram. Neste início do século XXI como consegue um Papa inspirar diferentes nacionalidades e gerações? Numa época de mudança de valores, o papel do chefe da Igreja Católica precisa alterar-se?

Quinta-feira, 21 março

Floresta Portuguesa: um património ameaçado?

Em dez anos, 2012 foi o segundo pior no que respeita a incêndios. Só até julho já se tinham registado perto de 12 mil incêndios. Um ano que ficou marcado pelos 24 mil hectares de área ardida só no Algarve. Entretanto, o relatório preliminar do Inventário Florestal Nacional revelou que entre 1995 e 2010 a plantação de eucalipto cresceu 16% e que a área arborizada cresceu em 150 mil hectares. O mesmo estudo revela que o continente é ocupado em 35% por área florestal, 23% por matos e pastagens e 24% pela agricultura. Neste Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Árvore o Sociedade Civil vai reunir os principais especialistas e debater o que é preciso ser feito para evitar um verão igual.

Sexta-feira, 22 março

Água: como poupar este bem precioso?

Um português consome, em média, 175 litros de água por dia. Mas para onde vai tanta água? 10 litros para cada descarga do autoclismo, 80 litros no banho, 50 litros numa máquina de loiça e 100 litros para lavar a roupa na máquina. Será que gastamos demasiada água? E é possível poupar? Neste Dia Mundial da Água queremos dar-lhe dicas eficazes para cortar no consumo de água em casa e no trabalho.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com