Temas do ‹‹Sociedade Civil›› de 11 a 15 de março

4 min leitura

No ‹‹Sociedade Civil››, Eduarda Maio modera as participações dos vários parceiros em cada emissão. Os temas dedicados a melhorar a nossa vida através dos testemunhos de cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para as soluções nas mais diversas áreas.

Segunda-feira, 11 março – Declaração de IRS: que mudanças?

Desde o início do mês que pode entregar a sua declaração de IRS, mas são muitas as mudanças que pode ainda não ter equacionado. Se no ano passado as deduções das despesas de saúde e educação tinham limites próprios, agora há tetos máximos para o conjunto das deduções à coleta – saúde, educação e formação, encargos com lares e benefícios fiscais. E pela primeira vez estão reguladas as questões fiscais da tutela partilhada. Na declaração, cada um dos pais poderá deduzir 50% das despesas. São muitas as dúvidas que vamos esclarecer e as contas que vamos fazer neste ‹‹Sociedade Civil››.

Terça-feira, 12 março  – Prevenção do suicídio

De acordo com o INE, em 2010 1.098 portugueses(as) puseram fim à vida e, de acordo com Instituto de Medicina Legal, em 2012 registaram-se mais 110. Também no ano passado o INEM recebeu mais de quatro chamadas por dia de pessoas com tendências de suicídio. A estes números junta-se o facto de os filhos de pessoas que se suicidaram terem três vezes mais probabilidades de repetirem este procedimento. É, portanto, essencial perceber a origem destes comportamentos e evitá-los, objetivos do Programa Nacional de Prevenção do Suicídio que hoje será esclarecido pelos melhores especialistas no ‹‹Sociedade Civil››.

Quarta-feira, 13 março – Fruta nas escolas

Mais de 90% das crianças portuguesas consome fast-food pelo menos quatro vezes por semana e menos de 1% bebe a quantidade diária de água recomendada. Um inquérito feito aos pais revela que mais de 60% destas crianças nunca come fruta fresca, uma tendência que o programa Fruta nas Escolas pretende contrariar. O que ainda pode ser feito? Como podemos incutir hábitos de alimentação saudáveis? Como ajudar crianças e adolescentes a fazerem escolhas alimentares mais acertadas? E os pais são ou não responsáveis? Vale a pena lembrar que, no mundo, 155 milhões de crianças têm obesidade infantil ou excesso de peso e o número deverá duplicar até 2015.

Quinta-feira, 14 março – Famílias em crise

O desemprego e as dificuldades financeiras estão muitas vezes associados a sentimentos de baixa autoestima, de frustração e de descrença em relação ao futuro. Sentimentos que acabam por ter reflexo em todo o seio familiar. Como é que estas situações são vividas pelas crianças e adolescentes? De que forma são atingidas? A que devem estar atentos encarregados de educação e educadores? A crise económica de uma família chega ao banco da escola? De que forma? Será que a escola, para além das importantes ajudas alimentares, pode fazer mais alguma coisa para ajudar as crianças e as famílias? Qual o papel da escola neste contexto?  

Sexta-feira, 15 março – Direitos do consumidor

Enquanto consumidores sabemos que temos determinados direitos, mas será que temos conhecimento de todas as leis que nos protegem? Sabemos como exigi-los? A quem reclamar? Quantos já utilizaram o livro de reclamações? Nas compras online também estamos protegidos, mas como fazemos uma devolução? No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor queremos esclarecer os espetadores sobre os melhores instrumentos para que saiba resolver qualquer problema que tenha na compra de um produto ou serviço.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com
Exit mobile version