fbpx
RTP

Temas do ‹‹Sociedade Civil›› de 1 a 5 de abril

Sociedade Civil Eduarda Maio Temas Do ‹‹Sociedade Civil›› De 1 A 5 De Abril

Sociedade-Civil-Eduarda-Maio

No Sociedade Civil, Eduarda Maio modera as participações dos vários parceiros em cada emissão. Os temas dedicados a melhorar a nossa vida através dos testemunhos de cidadãos com uma larga experiência na resolução de problemas, pessoas de várias organizações mobilizadas para as soluções nas mais diversas áreas. Sempre de 2ª a 6ª feira às 14h00, na RTP2.

Segunda-feira, 1 abril
Como se mede a inteligência?

Uma organização norte americana resolveu selecionar as 10 pessoas mais inteligentes do mundo. Para tal, considerou o QI e o percurso pessoal de cada indivíduo. No top ficaram desde atores de Hollywood a jovens sobredotados. Mas será que um simples teste pode verdadeiramente determinar a inteligência de uma pessoa? E o que significam esses dados? A inteligência pode ser treinada? E os testes podem ser contornados? Quem nasce em famílias mais desfavorecidas terá necessariamente menor pontuação num teste de QI do que uma criança filha de pais abastados e que esteja familiarizada com estes testes? O Quociente Emocional está ligado ao QI?

Terça-feira, 2 abril
Que tipos de autismo existem?

Cerca de 65 mil portugueses sofrem de alguma perturbação do espetro do Autismo, segundo estimativas norte-americanas. Acompanhamento personalizado, terapeutas, psicólogos são alguns dos profissionais que devem compor a rede de cuidados para estas pessoas. Mas o que se sabe sobre a doença? Como se desenvolve? Há tratamentos? E na escola que apoios existem? O ensino diferenciado é acessível a todos? Há graus de autismo? Que comorbilidades existem? No dia Mundial da Consciencialização do Autismo o Sociedade Civil reúne pais, educadores e profissionais de saúde para responderem a todas as dúvidas.

Quarta-feira, 3 abril – Data que marca o aniversario do programa: Neste dia o programa conta com a colaboração direta dos telespetadores, que irão colocar questões ao longo do programa.

Reabilitar o parque habitacional – O parque habitacional português alterou-se e é premente requalificá-lo e reabilitá-lo. Nos edifícios mais antigos vivem pessoas de idade sem capacidade financeira para fazerem remodelações e com casas desajustadas às necessidades da idade. Mas cativar jovens para os edifícios de arquitetura popular pode não ser tarefa fácil. Por norma, são zonas de difícil acesso, sem estacionamento e pejadas de edifícios devolutos. Como é o parque habitacional hoje? Azulejo, paredes caiadas, andares baixos e pequenas divisões cumprem com as necessidades das famílias atuais? Como está a evoluir a arquitetura para se adaptar à necessidade de casas energeticamente mais eficientes?

Quinta-feira, 4 abril
Negócios em rede e crowdfunding

O crowdfunding (“financiamento da multidão”, numa tradução literal) é recente em Portugal, mas é já entendido como uma ferramenta de futuro na área do empreendedorismo. Na prática, alguém pede para ver um projeto apoiado e quem apoia também ganha. Além disso, as redes de crowdfunding que ajudam a reunir o valor necessário para avançar com a ideia também ajudam na posterior divulgação. Mas que tipo de negócios cabem no crowdfunding? Para quem quer ativar um negócio as redes sociais são a melhor plataforma de financiamento? Como será o empreendedorismo no futuro? Passará pelo investimento em rede? Pelo apoio de desconhecidos que acreditam numa ideia?

Sexta-feira, 5 abril
Cancro: doença crónica?

Um tratamento inovador poderá fazer com que, nos próximos cinco anos, alguns tipos de cancro passem a ser considerados doenças crónicas. Especialistas do Instituto para a Investigação do Cancro, em Londres, revelam que para isso é necessário conhecer a sequência de ADN do tumor. Entretanto, os novos casos de cancro estão a aumentar em Portugal, de acordo com o Registo Oncológico Nacional. Como vai evoluir o tratamento da doença? Que esperança podem ter doentes e familiares? Vão melhorar os meios de diagnóstico precoce e, consequentemente, haverá taxas de cura mais altas?

De 2ª a 6ª feira às 14h00, na RTP2.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>