No decorrer do debate «Encontro Notícias TV – Pensar a Televisão», proporcionado pela Notícias TV em colaboração com a Universidade do Minho, o diretor de informação da RTP revelou algumas novidades que estão a ser preparadas pela estação pública.
De acordo com José Manuel Portugal, o noticiário das 20h prolongar-se-á até às 21h10, passando a ter a mesma duração que os seus concorrentes dos canais privados. A nova medida entra em vigor já a partir do dia 10 de março, uma segunda-feira.
«A RTP, a partir de 10 de março, vai prolongar o seu Telejornal até às 21h10, ou seja, posso dizer que nós faremos também uma aposta cada vez mais no serviço público e também no prime-time». O diretor de informação da RTP reconhece que nos últimos anos a televisão percorreu um «caminho difícil de trilhar». «Éramos de todos os players no mercado aquele que tínhamos um jornal mais pequeno e, aliás, é assim há (talvez) dez anos. Portanto, não vamos ainda para as duas horas, como um ou outro fazem, mas lá chegaremos».
O anúncio do diretor de informação da RTP teve direito a resposta por parte do homólogo da SIC, Alcides Vieira. «A estratégia do serviço público está nas privadas», comentou, frisando que a RTP era o operador com o jornal mais pequeno e que, com esta medida, vai aproximar-se da duração que este tem nos canais generalistas privados.
Ridículo!
A RTP1 a seguir tudo o que as privadas fazem.
Talkshows popularuchos, concursos e telenovelas durante a manhã e tarde, intercalados por um jornal. Depois à noite, novo telejornal, mais uma série diária e concurso. Ao sábado, a tarde inteira um programa estilo “Somos Portugal”.
E em relação aos telejornais… já nem me lembro qual foi a última vez que vi um. São tão longos, não há quem aguente, só velhos sem mais que fazer. Em 15 a 30 minutos cabem as notícias todas…
1 hora e 10 minutos de jornal?! JAZUUUUUUUS!!! Que exagero! Meia-hora para um bloco de notícias televisivo, chegava perfeitamente. Ninguém tem pachorra para estar a ver um noticiário com 1 hora, quanto mais de 1h10m