fbpx

Telefilme RTP/Plural conquista prémio no Prix Itália 2013

A Televisão
2 min leitura
(Imagem: RTP)
(Imagem: Rtp)
(Imagem: RTP)

A RTP conquistou o prémio na categoria de Ficção para TV (minisséries e telefilmes) na 65ª edição do Prix Italia, o mais prestigiado prémio na área do audiovisual e a mais antiga competição internacional de programas de rádio, TV e Web,  com o Telefilme E Depois Matei-o, na cerimónia que teve lugar ontem em Turim, Itália.

Com Isabel Abreu (Catarina), Sónia Balacó (Susana), Albano Jerónimo (Henrique) e Pedro Giestas (Artur) nos papeis principais, realização de Lourenço de Mello e produção da Plural Entertainment. E Depois Matei-o é um telefilme da RTP, feito em 2011, que conta a história de duas mulheres (Catarina Susana) vítimas de violência doméstica que trocam histórias através das grades e que consequem mudar a vida da outra.

Catarina, um dia, após mais uma agressão, temendo perder a vida e o bebé que tinha na sua barriga, pegou numa faca e matou o marido. Foi condenada a uma pena de oito anos de prisão por homicídio simples, mas, por ser uma mulher doce e afável, as guardas permitem que ela dê uma ajuda às educadoras que estão à frente do jardim de infância da prisão. Susana está a fazer uma tese sobre homicídio conjugal, soube do caso de Catarina pelos jornais e interessou-se pela sua história e ela coragem que ela teve em matar o agressor. Porém, a verdade é que, mais do que uma tese, o que Susana procura naquela entrevista é a coragem para enfrentar o namorado e pôr fim à relação de violência que ela própria vive na pele.

 A concurso estavam também projetos mundiais de ficção, documentários, formatos musicais e representações artística, de mais de 90 estações públicas de radio e televisão entre elas formatos da alemã ZDF, da norte-americana HBO e ARTE-France.

Promoção da RTP

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3H8hKYCMgTg]

 

Siga-me:
Redactor.