fbpx

RTP3 e RTP Memória estão há um ano na TDT

Kátia Martins
2 min leitura

A RTP3 e a RTP Memória juntaram-se à lista dos canais disponíveis na Televisão Digital Terrestre (TDT) no dia 1 de dezembro de 2016. Passado um ano, os números indicam que houve uma melhoria nas audiências.

Quando era apenas transmitida no Cabo, a RTP3 registava um share de 0.9%. Com a passagem para a TDT duplicou os números, alcançando uma média de 1.8% até novembro de 2017. O número médio de telespectadores por minuto passou assim de cerca de 17 mil para 34 mil.

Em relação aos números da RTP Memória, passou de 0.3% de share no último mês em que era apenas transmitida no Cabo para 1% de média em 2017. Desta forma, o número de telespectadores quadruplicou de cinco para 20 mil por minuto. O mês de novembro foi mesmo o melhor de sempre para a RTP Memória, com 1.3% de quota de mercado, muito graças às séries Soldados da Fortuna e Os Três Duques.

Já entre os programas mais vistos da RTP3 estão três dos noticiários emitidos no dia seguinte à tragédia de Pedrógão Grande, dia em que o canal conquistou máximos de audiência, bem como um Especial Desporto dedicado ao Sporting x Benfica e o programa Trio d’Ataque de 5 de novembro. O formato de debate desportivo é um dos programas mais populares do canal de notícias da RTP.

Apesar de atraírem mais telespectadores, nenhum destes dois canais da estação pública conseguiu colocar um programa no top50 dos mais vistos em 2017. Na generalidade da TDT, a liderança pertence à TVI com 34% de share, seguida pela SIC com 28.1% e pela RTP1 com 22.3%. Segue-se a RTP2 com 4.6%, a RTP3 com 3.6% e a RTP Memória com 3.3%. Já o canal da Assembleia da República, ARTV, soma no total do ano apenas 0.2% de quota de mercado.

Redactor.