fbpx

RTP2 presta homenagem a Dona Tututa

Pedro Vendeira
2 min leitura

Dona-Tututa-Rtp

A compositora e pianista cabo-verdiana Epifania de Freitas Silva Ramos Évora, tratada por Dona Tututa, nasceu no Mindelo (São Vicente), cidade onde despontou como pianista e foi igualmente professora de piano, sendo autora de algumas das mais importantes composições em Cabo Verde.

Dona Tututa faleceu no passado dia 26 de janeiro de 2014, em Espargos, aos 95 anos. A RTP2 presta-lhe homenagem através da emissão deste documentário, que será exibido amanhã, 9 de fevereiro, às 20h45.

A lendária pianista Cabo-Verdiana Epifânia Évora (Dona Tututa). Epifânia Évora ama a música e o piano, tanto quanto é possível alguém o fazer. Ao longo da sua vida transformou dor e alegria em melodias, e cantou-as, rompendo convenções.

Para esta nonagenária cabo-verdiana, filha do “inventor da coladera” e mãe 14 vezes, a vida só faz sentido com aplausos. Terá ouvido os que merece? Amigos, familiares e admiradores, entre os quais alguns dos mais proeminentes músicos cabo-verdianos de diferentes gerações (Cesária Évora, Bana, Mayra Andrade, Tito Paris e muitos outros) testemunham neste documentário a importância desta lendária instrumentista/compositora e o seu decisivo contributo para a música popular do seu país.

Este documentário será igualmente emitido na RTP África, no dia 12 de Fevereiro, às 21h45.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com