fbpx

RTP2 estreia série sobre o fim do regime soviético

Pedro Vendeira
2 min leitura

Adeus-Camaradas

A RTP2 estreia esta hoje, às 23h00, uma série documental de seis episódios sobre o fim do regime soviético.

Duas décadas após a queda do império soviético, Adeus Camaradas documenta um dos principais eventos do século XX: o apogeu e a queda do comunismo.

Trechos de filmes soviéticos, músicas dissidentes ou arquivos privados ressuscitam um mundo perdido e exploram o lado oculto do Bloco de Leste de 1975 a 1991, depois da queda do muro de Berlim.
Em 28 de novembro de 1989, enquanto milhares de manifestantes ocupam as ruas, uma bandeira é hasteada no edifício da antiga estação televisiva estatal: «Polónia 10 anos; Hungria 10 meses; Alemanha de Leste 10 semanas; Checoslováquia 10 dias». Também em Bucareste acrescenta «Roménia 10 horas». Este é o calendário da queda da Cortina de Ferro.

Ao longo de 12 países da Europa, através de diversas fontes de arquivo, Adeus ” oferece um ponto de vista único sobre um dos eventos mais importantes do século XX: a ascensão, apogeu e queda do império soviético.

Os seis episódios foram realizados por Andrei Nekrasov (ele próprio membro ativo da oposição que agora desafia o sistema de Putin na Rússia) e têm autoria de Jean-François Colosimo e György Dalos, numa coprodução europeia encabeçada pelo canal ARTE.

O realizador da série, Andrei Nekrasov, afirma «procurei mostrar a complexidade deste mundo que desapareceu. Aqui nada é preto ou branco. Por isso tentei reviver o interior desse mundo, com sua atmosfera, as canções, as emoções. Os seis episódios podem ser vistos separadamente, mas foram concebidos como um único filme, em que a última parte é uma verdadeira investigação sobre o papel de Gorbachev durante o golpe de Moscovo em Agosto de 1991».

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com