fbpx

RTP2 com programa dedicado a curtas-metragens

Pedro Vendeira
3 min leitura

Cinemax-Curtas-Rtp2

O Cinemax Curtas é um programa dedicado ao universo da curta-metragem e à relevância deste formato na descoberta de novos talentos e valorização de autores clássicos. O falso documentário sobre um jogador de malha vai ter destaque nesta edição do Cinemax Curtas desta semana. Esta emissão inclui ainda uma animação selecionada pelo Cinanima e dois filmes realizados com smartphone.

Chico é um dos maiores jogadores de malha de todos os tempos. Nasceu na Terra da Horta, no Douro, e desde cedo revelou o seu talento na arte de bem malhar, até que um dia foi descoberto por um clube da I Liga, o Clube de Custóias. Esta é a personagem que protagoniza o falso documentário corealizado por Guilherme Gomes e Miguel Reis. O filme tornou-se popular em diversos festivais de cinema, tendo recebido oito prémios incluindo uma menção honrosa no Douro FIlm Harvest 2013, o prémio do público no Leiria Film Fest 2014 e o de melhor curta-metragem em três edições diferentes do Shortcutz.

Neste programa seṛo exibidos dois filmes selecionados pelo Super 9 РMobile Film Fest: o video clip Gorgeous, e Summer Eleven, um filme experimental fotografado em Amesterḍo, Berlim e Lisboa durante o veṛo de 2011, com fotos do brasileiro Fernando Sanchez, publicadas no Instagram com o tema Summer_Eleven.

No âmbito da parceria com o Cinanima – Festival de Cinema animado de Espinho exibimos mais um filme de um autor presente na próxima edição, que decorrerá nos dias 10/16 de novembro – trata-se de “A Ilusão”, de Shophie Fourdinier, uma animação da escola belga La Cambre. O Cinanima organiza este ano uma sessão especial para o público infantil com filmes desta escola.

Para ver hoje às 23h45, na RTP2.

Logo a seguir a RTP2 exibe a curta-metragem A Cidade dos Mortos.

A Cidade dos Mortos, no Cairo, é a maior necrópole do mundo.
Um milhão de pessoas vivem dentro do cemitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em redor. Dentro do cemitério há de tudo: padarias, cafés, escolas para as crianças, teatros de fantoches…
A Cidade dos Mortos estende-se por mais de dez quilómetros ao longo de uma autoestrada, mas não deixa de ser uma aldeia, com mães à caça de um bom partido para as filhas, rapazes a correr atrás das raparigas, disputas entre vizinhos.
Preparado e rodado ao longo de cinco anos (2004-2009), este filme procura dar a ver …a alma invisível do cemitério.

Para ver às 00h44, na RTP2.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com