fbpx

RTP1 transmite documentário sobre Zeca Afonso: “Traz Outro Amigo TambĂ©m”

Duarte Costa
4 min leitura
Reprodução

Se fosse vivo, Zeca Afonso iria celebrar na próxima segunda-feira, 2 de agosto, o 92.º aniversário.

A RTP1 vai transmitir um documentário sobre Zeca Afonso, intitulado ‘JosĂ© Afonso: Traz Outro Amigo TambĂ©m‘, na prĂłxima segunda-feira, Ă s 21:00 horas. Este trabalho jornalĂ­stico Ă© da autoria de Nuno Galopim e de Miguel Pimenta.

Zeca Afonso, recorde-se, morreu no dia 23 de fevereiro de 1987, aos 57 anos, vĂ­tima de esclerose lateral amiotrĂłfica.

Comunicado da RTP:

«Segunda Ă  noite, na RTP1 – CELEBRAMOS ZECA AFONSO. No dia 2 de agosto, faria 92 anos Zeca Afonso, um dos maiores vultos da nossa cultura e figura maior do sĂ©culo XX portuguĂŞs, e a RTP1 celebra-o numa noite muito especial.

A RTP1 dedica a noite de segunda-feira à vida e obra de Zeca Afonso. Devemos a José Afonso um conjunto de canções e pensamentos que mudaram o curso da música em Portugal. Insatisfeito com as formas e práticas da canção de Coimbra, atento aos contextos sociais e políticos do país real, foi criando uma obra que abriu e alargou horizontes, juntando à criação musical objetivos de luta. Primeiro contra o regime, depois a favor da criação de um modelo de sociedade.

Assim, Ă s 21:00 horas, iremos poder assistir ao documentário ‘JosĂ© Afonso: Traz Outro Amigo TambĂ©m”’, da autoria de Nuno Galopim e Miguel Pimenta. A mesma dupla que em 2020 assinou ‘Eu Amália’ voltou a mergulhar nos arquivos da RTP, desta vez em busca de memĂłrias de JosĂ© Afonso. Entrevistas gravadas em vários momentos e lugares, atuações ao vivo, reportagens, participações em programas de televisĂŁo, sĂŁo a matĂ©ria prima das imagens e palavras que aqui nos contam uma histĂłria… na primeira pessoa.

Através dos arquivos da Rádio e Televisão da RTP, entre entrevistas, atuações e reportagens, José Afonso fala-nos de si, das suas canções e de como estas refletiram as suas ideias. Juntando parceiros e nunca perdendo uma noção de rumo este é um percurso central na história da música portuguesa ainda hoje vivo e pungente, tanto pelas memórias das gravações do próprio José Afonso como pelas versões que outros continuam a criar a partir da sua obra.

No dia em que passam 92 anos sobre a data do seu nascimento e no ano em que assinala o meio sĂ©culo de vida de ‘Cantigas do Maio’, um dos discos mais marcantes da sua obra e uma peça central na histĂłria da mĂşsica portuguesa, Ă© nossa intenção celebrar uma maiores figuras da cultura portuguesa do sĂ©culo XX, pelo que lhe prestamos homenagem num concerto com direção artĂ­stica do mĂşsico Agir: O Cantinho do Zeca.

A partir das 22:00 horas, num espetáculo inédito, a partir do Teatro Capitólio, vários convidados especiais recriam o legado maior do cantautor, dando-lhes novas vozes, mas sempre mantendo a essência de cada canção intemporal. Com um cenário especialmente concebido para o efeito e uma autêntica “super banda musical”, é a “geração-filha” de Zeca Afonso que o traz à nossa memória, com momentos muito surpreendentes.

Recorde as canções e os pensamentos de quem, até hoje, é uma figura central na história da música portuguesa em dois trabalhos inéditos numa produção da Inovação RTP, para acompanhar ao longo da noite da próxima segunda-feira na RTP1.»

Leia também: Gonçalo Reis critica certas regras da RTP: “São do tempo da outra senhora”