RTP tira cenas ousadas a “Paixões Proibidas”

3 min leitura
A RTP1 está a repor no horário da tarde a novela “Paixões Proibidas”, sem algumas das cenas mais ousadas que marcaram em 2007 a estreia da co-produção com a brasileira Bandeirantes (Band). Mas a nova edição ainda não cativou o público.

Quando se tornou público que o canal ia repetir a novela de época pouco depois da hora do almoço uma das questões que surgiu foi a da emissão dos conteúdos, que poderiam afectar públicos mais sensíveis, e que tinham levado a que a primeira emissão tivesse ocorrido pelas 23 horas. Mas a estação pública garantiu, em declarações ao JN, que devido ao novo horário “teve o cuidado de retirar pontualmente algumas cenas que pudessem causar constrangimento”.

Durante a apresentação de “Paixões Proibidas”, o então director de Programas, Nuno Santos, anunciou que a ficção misturava “paixão ardente” com uma “componente sexual mais forte”. Concretizada nas interpretações mais eróticas entre as actrizes portuguesas São José Correia e Leonor Seixas e os colegas brasileiros Felipe Camargo e Leonardo Carvalho, respectivamente.

Agora, a estação sublinha que as cenas retiradas sem aviso prévio foram “poucas”, tendo-se criado um mito muito grande sobre estas imagens. Mesmo assim, ainda há quem fique impressionado com as cenas fogosas que continuam a ser emitidas pela novela, apesar de não ter dado ainda entrada nenhuma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre o assunto.

A decisão da RTP1 de omitir imagens capazes de impressionar os espectadores mais sensíveis não é inédita. Quando transmitiu a produção, a Band começou por a emitir depois das 22 horas e identificada para público maior de 14 anos. Mas devido às fracas audiências a estação optou por mudar a novela para a tarde e reformar os episódios. As alterações da RTP não tiveram, porém, nada a ver com as feitas no Brasil.

Também em Portugal a novela não alcançou resultados satisfatórios. A emissão nocturna acabou por ter um “share” (calculado entre o número de pessoas que àquela hora viam televisão) inferior a 10%. A média das duas primeiras semanas de emissões durante a tarde é de 20,5%. Menos 15% do que o registado por “Amor e Intrigas” que vai para o ar antes de “Paixões Proibidas”. Na semana antes desta re-estreia, a novela “Amor e intrigas” tinha uma quota de espectadores de 35%.

Siga-me:
Amante da tecnologia e apaixonado pela caixinha mágica desde miúdo. pedro.vendeira@atelevisao.com
Exit mobile version