fbpx
RTP

RTP pretende despedir 300 trabalhadores

795247 Rtp Pretende Despedir 300 Trabalhadores

Rtp

A deputada do Bloco de Esquerda Cecília Honório, durante uma audição ao ministro Miguel Poiares Maduro no Parlamento, revelou que foi informada de que a RTP iria despedir 300 trabalhadores. Esta revelação já foi confirmada pelos sindicatos da televisão pública e pela comissão de trabalhadores da empresa.

Apesar de Miguel Poiares Maduro ter afirmado inicialmente que não sabia de nada, a intenção parece não ser esta. O presidente do conselho de admnistração da RTP anunciou a «passagem de 300 trabalhadores para uma empresa de produção de conteúdos audiovisuais, que competirá no mercado, e posteriormente será alienada». No entanto, já há vozes críticas, fontes anónimas, que afirmam à Lusa que esta mudança corresponde efetivamente a um despedimento, por não haver certezas de que esta nova empresa seja mesmo alienada, avança o Correio da Manhã.

Esta decisão foi tomada com o intuito de reduzir os recursos humanos e fixar os custos da empresa nos 55 milhões de euros. Miguel Poiares Maduro ainda reconheceu que a RTP deveria recorrer à «externalização de serviços».

Apesar deste ponto, o ministro ainda constatou que a televisão digital terrestre tem oferta «insuficiente» para os portugueses, pretendo a que se crie um novo canal de informação e um canal com programação infantojuvenil. Este processo de discussão pública vai ser criado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Além do mais, face a estes dois pontos, o Governo nomeou uma comissão para breve, onde Ponce Leão, Pedro Machado, Júlio Gomes e Ricardo Correia irão estar presentes.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News