fbpx
RTP

RTP prepara emissão especial para o Santo António

Enquanto-Houver-Santo-Antonio

De quinta a domingo, a RTP1 celebra o Santo António com magia, alegria e boa disposição, onde não irá faltar a música e as marchas populares. Mas nesta programação especial também poderá rever os grandes clássicos do cinema português. 

Quinta, às 11h30: CIRQUE DU SOLEIL – SALTIMBANCO. Uma viagem de magnífica inspiração artística e agilidade, com acrobacias de cortar a respiração e inacreditáveis performances atléticas.

Quinta, às 15h45: A CANÇÃO DE LISBOA. Vasco Leitão, estudante de Medicina em Lisboa, vive da mesada de umas tias de Trás-os-Montes que nunca vieram à capital. O Vasco, porém, prefere os retiros de fado, os arraiais, os bailes e as mulheres bonitas. Neste filme poderemos recordar Vasco Santana, Beatriz Costa, António Silva e Manoel de Oliveira.

Sexta, 22h00: ENQUANTO HOUVER SANTO ANTÓNIO. É um espetáculo original de Filipe La Féria que revisita, num formato de revista-musical, a fabulosa história das Marchas de Lisboa desde a sua origem, que remonta ao século XVIII, até ao atual figurino criado em 1932 por Leitão de Barros e que se popularizou por todos os bairros, tornando-se numa das mais antigas e apreciadas tradições da cidade de Lisboa que se difundiu não só no Porto, com o São João, como em todas as regiões do nosso País.

Filipe La Féria conta que “é um grande espetáculo que fez reabrir as portas do Teatro Politeama e de toda uma companhia de nomes incontornáveis do espetáculo português, de todas as gerações. “Enquanto Houver Santo António” ficará para sempre na memória de todos nós. O Teatro está vivo e irá chegar com toda a alma ao coração dos portugueses”.

O espetáculo articula as mais belas canções das Marchas de cada bairro de Lisboa, com sketches de humor, onde surgirão os figurões dos bairros, vendedores de manjericos, pregões, varinas, noivas de Santo António, com um cunho eminentemente popular.

Numa grande produção, Filipe La Féria conta com um elenco de grandes nomes como Simone de Oliveira, Marina Mota, Joaquim Monchique, José Raposo, Alexandra, Lenita Gentil, Maria Armanda, Anabela, Ricardo Ribeiro, FF, Vanessa, Wanda Stuart, Filipa Cardoso, João Frizza, Sara Madeira, Filipe de Albuquerque, Filipa Azevedo e Salvador Pires e ainda com uma orquestra de oito elementos, dirigida por Miguel Amorim e Miguel Camilo.

Sexta, às 24h15: O PÁTIO DAS CANTIGAS. Clássico do cinema que nos traz o típico bairro lisboeta por ocasião dos santos populares. Um filme onde recordamos Vasco Santana, António Silva e Ribeirinho, entre muitos outros.

Sábado, ao longo do dia: SANTO ANTÓNIO. Como as Marchas não desceram a Avenida e os noivos não subiram ao Altar, o Santo António vai até ao Páteo Alfacinha para um desfile na RTP1. Ao longo do dia, entre as 12h00-13h00 e das 14h45-19h00, as madrinhas, os padrinhos e os noivos vão divertir-se à grande e à portuguesa ao som dos nossos cantores e fadistas. Qual é o ambiente nos bairros? Estará a sardinha a estalar nas brasas? O que dizem as quadras dos manjericos? Um especial Santo António numa emissão conduzida por Vanessa Oliveira e José Carlos Malato.

Sábado, às 19h00: PREÇO CERTO ESPECIAL. Fernando Mendes recebe os professores do #EstudoEmCasa para um programa especial.

Domingo, às 15h30: O PAI TIRANO.

Comédia sobre os amores de um dos funcionários dos armazéns do Grandella. Chico é apaixonado pela empregada da perfumaria da Moda, a Tatão. Com Vasco Santana, Ribeirinho e Leonor Maia.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News