fbpx

RTP negoceia com a PT os custos da entrada dos seus canais na TDT

Mário Rui Domingues
1 min leitura

No dia 1 de dezembro, a RTP3 e a RTP Memória vai entrar na grelha de canais da Televisão Digital Terrestre, no entanto isso tem custos para o operador público de televisão. Sabe-se que a RTP gasta 7 milhões de euros pela RTP1 e a RTP2 estarem na TDT, cerca de 3,5 milhões de euros, pagos à Portugal Telecom, por cada canal.

Segundo o CM, a RTP já chegou a acordo pelo valor a pagar pela implementação a pagar pelos dois novos canais da TDT. Apesar de não revelar valores, o presidente da RTP, Gonçalo Reis, revela que o «custo unitário de distribuição por canal vai sofrer uma redução significativa».

Gonçalo Reis acrescenta que como vão ter o dobro dos canais em sinal aberto, vai existir um encargo líquido para o grupo público de comunicação social. A RTP3 fica na posição 6 da TDT e a RTP Memória na posição 7. O ministro da Cultura, Luís Castro Mendes avançou que com este alargamento vai-se reforçar o combate às desigualdades e no próximo ano avança o concurso à entrada de dois novos canais privados na TDT.

Redactor.