fbpx

RTP não sai do fundo da tabela das audiências

A Televisão
2 min leitura

Rtp_3DEntre um processo de reestruturação e os cortes da estação pública, a RTP ainda tem outro problema a pairar sobre si: as audiências. A nova grelha, em marcha desde o início do ano na RTP1, não tem surtido os seus efeitos e a estação caiu em média 3% desde o seu lançamento.

Os números da RTP são os mais baixos de sempre. Se na RTP1 as audiências caíram mesmo depois de todas as mudanças e estreias de novos formatos, no segundo canal as coisas também não são melhores. Já houve dias, inclusive, que as duas estações juntas não chegaram aos 10% de share no total diário. Segundo avança a TV 7 Dias, Alberto da Ponte quer respostas de Luís Marinho e de Hugo Andrade para os atuais resultados. O diretor-geral de Conteúdos acompanhou todos os programas e tomou as decisões mais importantes, enquanto o diretor de Programas tem dado a cara pelas escolhas, reforçando que é preciso tempo e que os cortes não ajudam o seu trabalho.

A RTP1 manteve, com a nova grelha, programas como o Praça da Alegria, o Portugal no Coração ou O Preço Certo, mas todos eles viram descer os seus resultados. Depois do Telejornal, em pleno horário nobre, a estação pública não chega aos 10% e as receitas publicitárias estão a cair a pique. Por exemplo, o programa de Catarina Furtado, Feitos ao Bife, atingiu no sábado passado o resultado mais baixo desde a estreia: pouco mais de 200 mil telespectadores. Até mesmo a Informação, onde a RTP tem «força», os números também não são elevados e a RTP Informação acabou por ser ultrapassada pela TVI24. Valores que não ajudam a concretizar o desejo de Alberto da Ponte que quer, em 2014, um total de 22% de share para a estação pública.

Siga-me:
Redactor.