fbpx

RTP não conseguiu reduzir os seus custos em 7,3 milhões

A Televisão
2 min leitura
Edifício Da Rtp
Edifício da RTP

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) recomendou a RTP a reduzir os gastos de exploração em concordância com as receitas de publicidade, para ser cumprida a cláusula 4ª do acordo complementar do contrato de concessão. Apesar disto, a RTP não seguiu o conselho, e as receitas de publicidade tiveram 7,3 milhões de euros abaixo das previsões. 

Apesar de a RTP ter reduzido os custos em 12,3 milhões, o corte deveria ter sido em 19,6 milhões de euros. No entanto, no último ano, a RTP tem melhorado a sua situação financeira, tendo um aumento de capital e lucros no valor de 41, 3 milhões de euros, segundo a IGF – no entanto, a mesma fonte diz que a estrutura financeira ainda está desequilibrada, devido a um capital próprio negativo de 83 milhões de euros e um passivo de 445 milhões de euros, avança o Correio da Manhã.

Em 2012, a tutela da RTP estava a cargo de Miguel Relvas. Ao longo desse ano, a RTP baixou os gastos líquidos em 38,4 milhões de euros. Além disso, as receitas publicitárias reduziram 7,7 milhões de euros. Ainda, em 2012, a RTP recebeu 211 milhões de euros em fundos  públicos, com a indemnização compensatória e a contribuição audiovisual.

Siga-me:
Redactor.