fbpx

RTP na corrida aos jogos da Liga Zon Sagres

A Televisão
3 min leitura

Com a Liga dos Campeões garantida pela televisão de Queluz de Baixo, a estação pública não tem, por enquanto, qualquer competição de futebol nacional, à exceção dos jogos da selecção portuguesa, para emitir ao longo dos próximos meses.

Todavia, poderá estar a um passo de garantir a mais importante das ligas nacionais. É em declarações à lusa, citada pelo Diário Económico, que Luís Marinho, diretor-geral de conteúdos da RTP, garante que “o assunto está a ser analisado”, e que há possibilidade de a televisão do estado apresentar ua proposta para a transmissão em sinal aberto dos jogos da próxima temporada da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

A SportTV, que detem os direitos exclusivos de transmissão, começou por consultar os três estações generalistas, convidando-os a apresentar uma proposta para a transmissão de um jogo por fim de semana, como a lei determina, mas ficou sem respostas. Em seguida, deu aos canais mais tempo para considerarem a questão e agora aguarda essas decisões.  “Pensamos que os operadores vão ponderar, é cedo ainda, razoavelmente cedo, e vão ponderar a sua capacidade de se candidatarem a esses jogos”, afirmou à Lusa Bessa Tavares, diretor-geral da SportTV, estimando que possa haver respostas no prazo de “um mês, dois meses”.

As “dificuldades económicas e financeiras por que passa o sector audiovisual” estão a obrigar as principais televisões a medir com precisão os seus investimentos, admite ao Diário Económico Bessa Tavares. Em todo o caso, depois de ultrapassado um primeiro prazo indicativo dado pela SportTV para a apresentação de propostas, esse período foi estendido, desta vez sem prazos, e a bola volta a estar do lado das televisões.

O diretor-geral da SportTV recusou antecipar quando poderá haver um desfecho, até porque “são processos que têm alguma demora, pode demorar um mês, dois meses, ou até nada, se não houver propostas”, mas está confiante de que aparecerão propostas. “Penso que sim, mas não posso especular, não estou dentro da gestão dessas empresas. Todas teriam interesse, mas as dificuldades que têm são de natureza financeira”, finalizou.

Resta saber se, depois de perder os direitos da Liga ZON Sagres para a TVI, a RTP os vai conseguir recuperar.

Siga-me:
Redactor.