fbpx

RTP exibe série que mostra como será a vida em 2077

Kátia Martins
2 min leitura

Neste ano de 2018 chegou à RTP uma série documental que projeta como será a vida daqui a 60 anos, em 2077, em diversas áreas, desde a tecnologia, à ciência ou às relações interpessoais.

Chama-se 2077 – 10 Segundos para o Futuro e estreou no passado dia 2 de janeiro na RTP1. Além de contar com depoimentos fictícios, como se se passassem no futuro, a série documental conta com entrevistas a especialistas de várias áreas – como António Damásio, Elvira Fortunato, Craig Dawson, Paul Saffo, David Basulto e Gilles Lipovetsky – sobre as grandes inovações e desafios que a Humanidade tem pela frente.

De acordo com a descrição feita pela RTP, o documentário procura responder à questão «Onde e como vamos estar daqui a 60 anos?». «As próximas décadas vão sofrer a maior e mais veloz transformação de sempre. Na tecnologia, na ciência, no ambiente, nas relações interpessoais. Vivemos numa espécie de grande acelerador de ciência, em que o ritmo das descobertas não pára de surpreender. Nas últimas décadas acumulou-se mais conhecimento científico do que em toda a história da Humanidade. Em 2077 esse conhecimento científico terá duplicado várias vezes», descreve a estação pública.

O episódio de estreia focou-se na nanotecnologia, inteligência artificial e nas possibilidades de fusão entre homens e máquinas. Nas próximas semanas, serão explorados outros temas, como as alterações climáticas, a educação, a arte e as migrações.

A série documental 2077 – 10 Segundos para o Futuro é composta por quatro episódios com 50 minutos de duração e é exibida às terças-feiras, às 21h, na RTP1.

Redactor.