RTP

RTP exibe documentário sobre as cheias de 1967

De forma a assinalar os 50 anos sobre as cheias de novembro de 1967, a RTP1 exibe O Tempo Que Faz, um documentário sobre esta grande catástrofe ocorrida em Portugal.

Recuperando testemunhos dados na altura e recolhendo outros depoimentos mais recentes, o documentário mostra como a chuva se transformou numa corrente que não parava de subir nas zonas de Odivelas, Vila Franca, Benfica, Olival de Basto, Póvoa de Santo Adrião e Aldeia das Quintas.

A luz faltou, as linhas telefónicas caíram, os carros deixaram de circular, as paredes frágeis de certas casas cederam, os vidros partiram-se e a agitação tomou conta dos quartéis de bombeiros. A fraca qualidade das infraestruturas e os problemas da habitação do país tornaram-se ainda mais evidentes e a censura aplicada, na época, aos órgãos de comunicação, não deixava os números e as devastações reais serem divulgados.

O Tempo Que Faz tem realização de Patrícia Sequeira e autoria de Helena Matos, dura 50 minutos e é exibido esta sexta-feira, dia 24 de novembro, às 21h45, na RTP1.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News