fbpx

RTP e Euronews podem vir a partilhar sinergias

A Televisão
3 min leitura

Logo Rtp3 Rtp E Euronews Podem Vir A Partilhar Sinergias

As negociações entre a estação pública, o canal Euronews e a Comissão Europeia para que esta financie o canal Euronews em língua portuguesa estão “no bom caminho” de acordo com o presidente da RTP.

Segundo noticia o Público, os presidentes da RTP e Euronews estão em negociações com a Comissão Europeia os termos em que esta ajuda se poderá vir a concretizar.

A Comissão Europeia quer que a RTP pague durante dois anos uma quotização de 360 mil euros para a Euronews, e que após este período a estação pública se comprometa a assegurar a manutenção do Euronews na língua de Camões. De acordo com o mesmo jornal para a  segunda condição imposta não se sabe se irá concretizar, pois não se sabe quais as condições financeiras da RTP.

Numa carta conjunta dos presidentes dos dois canais foi estabelecido que”durante o período de assistência da troika a Portugal o financiamento do serviço português seria assegurado pela Comissão Europeia, e paralelamente a RTP responsabiliza-se por manter a quotização anual”, informa Guilherme Costa. Quanto ao futuro há mais reticência visto que: “a RTP compromete-se a fazer os seus melhores esforços para assegurar a continuidade do serviço da Euronews em língua portuguesa se ao fim de dois anos as dificuldades financeiras da RTP persistiram e a Comissão Europeia não puder manter o seu apoio”.

“No passado esta parceria não era, afinal uma verdadeira parceria: não tínhamos intervenção na área editorial – como não deveríamos ter – mas também não tínhamos uma relação estreita em mais nenhuma matéria”, queixou-se Guilherme Costa. Os dois canais em conjunto “devem identificar pontos precisos de colaboração que possam justificar o regresso” do financiamento da TV pública portuguesa ao canal europeu. Qual o tipo de colaboração que poderá vir a ser feita? Partilha de “escritórios, equipamento técnico, jornalistas correspondentes, troca e utilização de conteúdos especificamente realizados para o efeito”, referiu o presidente da RTP.

A relação entre os dois canais não esteve fácil conforme reconheceu Guilherme Costa: ontem na comissão parlamentar de ética: “Durante três anos tivemos dificuldade em encontrar espaços de entendimento com a Euronews” . Para isso as trocas de correspondência entre os deputados e a Comissão Europeia têm ajudado nesta situação, pois o presidente da RTP referiu que “era precisa intervenção externa para ajudar a desbloquear a situação”.

Siga-me:
Redactor.