fbpx
RTP

RTP com programação especial dedicada a Manoel de Oliveira

Manoel Rtp Com Programação Especial Dedicada A Manoel De Oliveira

Manoel

A RTP2 presta homenagem ao mestre do cinema português através de uma programação especial, a que deu o nome: Celebrar Manoel De Oliveira, entre 30 de abril e 03 de maio, ao final da noite. Neste espaço dedicado a Manoel de Oliveira, vai ser possível ver alguns dos seus filmes, tais com: O Passado e o Presente, Os Canibais, Vale Abraão, Um Filme Falado, os quais serão antecedidos por depoimentos de Paulo Branco, Luís Miguel Cintra, Catarina Wallenstein, Ricardo Trêpa.

Conheça a programação detalhada:

5ª feira, dia 30 de abril

23h30 – Celebrar Manoel de Oliveira Com… Paulo Branco, produtor de cinema cuja primeira e inesquecível experiência com o realizador Manoel de Oliveira aconteceu em 1981 com o filme Francisca, e que aqui aborda o filme O Passado e o Presente.

23h35 – O Passado e o Presente

A trama gira à volta de Vanda, uma jovem mulher que em vida despreza os maridos para os venerar depois da morte. Um jogo de ficção entre o real e o imaginário, o imaginário de uma personagem obcecada por um mundo que já não é mundo. Procura viver o presente com os homens que viveu no passado, com uma memória daquilo que enquanto tinha vida não fez caso.

Este filme foi premiado pela Casa da Imprensa com o prémio de Melhor Realização e Melhor Fotografia. Por seu lado a Secretaria de Estado da Informação e Turismo considerou Manuela de Freitas a melhor atriz, pelo papel desempenhado neste filme, fazendo de Noémia.

O Passado e o Presente para além de marcar o regresso de Oliveira, que desde 1965 não apresentava nada em público, assinala por outro lado os chamados «anos Gulbenkian». Assim, ficou conhecido o apoio que esta instituição privada concedeu ao cinema português. Neste período alguns dos melhores realizadores tiveram a oportunidade de verem os seus filmes realizados, pois quem financiava os projetos era a Gulbenkian em vez de ser o Estado, como anteriormente acontecia.

 

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>