fbpx

RTP aumenta despesa com pessoal para 85 milhões de euros

Duarte Costa
2 min leitura

A RTP deverá aumentar os custos com pessoal neste novo ano de 2019. Segundo o Plano de Atividades da estação pública de rádio e televisão, estima-se que a despesa possa atingir os 84,7 milhões de euros, ou seja, mais 1,4 milhões do que no ano passado.

A justificar este aumento está a integração de mais de uma centena de trabalhadores que se encontravam em situação precária, algo que deverá acontecer até ao final do mês de janeiro. Segundo o documento ao qual o jornal Correio da Manhã teve acesso, “o acréscimo de custo previsto para 2019 resulta particularmente do impacto estimado com as 130 conversões contratuais”.

Além deste primeiro fator, também os “encargos” decorrentes do descongelamento da antiguidade e do descongelamento das carreiras são utilizados para justificar o aumento previsto para o corrente ano.

Durante esta semana, Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP, garantiu no Parlamento que a estação pública de rádio e televisão “tem demonstrado credibilidade financeira” e que pediu ao acionista (Estado) a possibilidade de fazer “contratos a termo”, de modo a que haja “um corpo sólido de quadros” e que os trabalhadores possam beneficiar de “seguros de saúde, de férias” e “que tenham acesso à formação” com “contratos bem feitos” e com “horizonte temporal adequado”.

Relacionado: