fbpx

RTP apresentou nova grelha de programas. Daniel Deusdado promete RTP como «alternativa» às novelas.

Kátia Martins
2 min leitura

A RTP apresentou ontem, dia 5, a sua nova grelha de programação. A apresentação foi feita no MAAT, em Lisboa, onde marcaram presença vários responsáveis e caras conhecidas da estação pública.

Daniel Deusdado, Diretor de Programas da RTP1, afirmou que «a maioria do público quer novelas, mas na RTP podem encontrar uma alternativa. É para isso que a RTP também existe». Desta forma, as séries portuguesas e os documentários continuam a ser a grande aposta da empresa televisiva estatal, com vontade de internacionalização.

Em termos de ficção nacional, a primeira estreia é dia 11 de setembro, próxima segunda-feira, com a chegada de País Irmão, uma comédia luso-brasileira, da autoria de Tiago R. Santos, João Tordo e Hugo Gonçalves, que pretende ser uma crítica ao poder e conta com atores dos dois lados do Oceano Atlântico.

Outra aposta da RTP na ficção é a série 1986, do argumentista Nuno Markl, que mostra a visão dos adolescentes desse ano. Ainda não há data certa para a sua estreia, mas deverá chegar em novembro.

A informação continua também a ter grande destaque na grelha da RTP, com documentários e grandes reportagens. No que diz respeito a documentários, entre as estreias estão Rosas de Ermera, de Luís Filipe Rocha, sobre o período a seguir à Segunda Guerra Mundial, e Vasco Gonçalves – O General no seu Labirinto, de Paulo Guerra. Já o programa de grande reportagem Linha da Frente vai para o ar nas quintas-feiras, tal como noticiado anteriormente pelo A Televisão.

Quanto ao entretenimento, The Voice Portugal está de regresso, para a sua quinta edição, no próximo domingo, dia 10, e 5 Para a Meia-Noite será emitido às quintas-feiras, inserido num bloco de talk shows da RTP1. A Liga dos Campeões também regressa ao canal público e será emitido um reality show de talentos de costura, Cosido à Mão, apresentado por Sónia Araújo.

Redactor.