fbpx
RTP

RTP aposta em 10 telefilmes realizado por 10 mulheres

Contado Por Mulheres 10 Telefilmes Rtp1

Contado por Mulheres é a nova aposta audiovisual da Ukbar Filmes e da RTP1, em coprodução com a Krakow Film Klaster (Polónia).

Dez telefilmes que chegam ao horário nobre da RTP1 no último trimestre de 2021. Rodados entre abril e agosto deste ano em diversos locais da região Centro, com o apoio das respetivas Câmaras Municipais e candidato ao Fundo do Turismo e do Cinema.

Neste projeto foram desafiadas dez realizadoras de várias gerações, que possuem um forte sentido narrativo, com uma grande experiência ora na representação ora na publicidade, e que têm merecido grande reconhecimento a nível nacional e internacional em várias áreas. Uma ação inédita no audiovisual português.

Porquê 10 histórias?

Ir aos calabouços da censura do Estado Novo e devolver ao grande público a força de Soeiro Pereira Gomes, Maria Archer, Bernardo Santareno, Carlos Oliveira até aos desafios dos nossos dias com Maria Judite de Carvalho, Teolinda Gersão, Ondjaki, Mário Zambujal e Mário de Carvalho.

Contado por Mulheres é uma aposta em boas histórias, dos melhores autores portugueses procurando fazer chorar, rir, sentir dramas de épocas ou ir até aos sensíveis desafios morais da atualidade. Mas acima de tudo entreter com personagens inspiradoras.

Porquê 10 realizadoras?

Trazemos a frescura de dez realizadoras de reconhecido talento e de diferentes gerações, aliada à sua experiência nas áreas do cinema, teatro, dança ou publicidade. Este é um projeto que visa enriquecer o mercado com obras audiovisuais dinâmicos, entretidos, e, igualmente, colmatar uma assimetria no acesso das mulheres realizadoras ao meio audiovisual, o que tem vindo a ser sido corrigido a nível europeu.

Assim, todo este projeto, além de ser empreendedor por permitir novas qualificações e um mercado de trabalho inclusivo, é também uma ação inovadora e que constitui algo nunca feito em Portugal.

Porquê 10 telefilmes?

Apostamos em dez telefilmes pela inovação. A reconstituição histórica, com um grande valor de produção, vai ser alvo de uma aposta em câmaras 4K e, com o recurso à nova tecnologia de targeting na construção dos efeitos digitais, na criação de cenários inteiramente digitais.

Aqui vão ser utilizadas técnicas de produção digital, onde a perspetiva criará ambientes mais ricos (production value) e assim com mais possibilidade de serem exploráveis em grandes territórios e/ou em plataformas de streaming internacionais.

A parceria com a Krakow Film Kluster vai permitir a utilização de técnicas de produção digital, ainda inéditas em Portugal, tal como o acesso a um mercado de 80 milhões de pessoas, aumentando a notoriedade de Portugal neste território e projetando-o como um destino avisitar e a investir.

Porquê o Centro de Portugal?

Antes da história, antes dos personagens, há que criar um universo. Uma espécie de “mundo”, inventado ou reinventado, onde as personagens vivem. Este espaço, rico em detalhes, tradições, ditos, cantares, máscaras, cria uma densidade narrativa às nossas personagens. Assim, quando escolhemos espaços, procuramos essa camada a mais. Na região Centro encontrámos a diversidade histórica, cultural e paisagística que os telefilmes precisam. São dez espaços visuais que nos levam a uma panóplia de universos emocionais.

«Dez telefilmes aspiracionais, onde a coragem irá prevalecer em tramas de suspen-se, ação ou intriga. Uma viagem no tempo, ao longo do século XX, com dez histórias apelativas para o grande público, nacional e internacional, onde veremos um Portugal, tanto dramático como cómico, quanto histórico e natural, mas sempre autêntico.

Contado por Mulheres é um programa audiovisual inédito de empowerment que per- mitirá fazer chegar dez talentosas profissionais ao mercado nacional e internacional, corrigindo um profundo desequilíbrio no mercado português e seguindo a tendência europeia.

Um dos pontos fortes do programa é o posterior acompanhamento das realizadoras na sua internacionalização com um personalizado mentoring internacional com ganhadoras de Óscares, Goyas e provenientes de séries da Netflix, Amazon e Disney+.», afirma a Pandora da Cunha Telles & Pablo Iraola.

Os telefilmes têm a duração de 45 a 55 minutos e serão exibidos no último trimestre de 2021 na RTP1.

Leia também: Júlia Pinheiro faz testemunho inédito sobre a mãe: “Com ela aprendi a força de ser mulher”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News