fbpx

RTP adquire os direitos das obras de José Rodrigues dos Santos

A Televisão
2 min leitura

O escritor e jornalista da RTP, José Rodrigues dos Santos, poderá ver as suas obras no ecrã. A RTP acabou de adquirir os direitos dos livros do jornalista para os adaptar a série ou filme, indo para a televisão ou para o cinema. Sendo assim, José Rodrigues dos Santos poderá ser o próximo autor contemporâneo a ver as suas obras a saírem do papel.

J.r.dos%2Bsantos Rtp Adquire Os Direitos Das Obras De José Rodrigues Dos Santos

“A Filha do Capitão”, “O Codex 632”, “O Sétimo Selo” ou “A Vida Num Sopro” são obras do jornalista. A intenção da RTP é adaptar uma destas quatro obras a um formato de ficção. O autor não tem preferência sobre qual deve ser a primeira, segundo apurou o “Jornal de Notícias”.

O acordo dá à RTP um ano para exercer o direito de opção na adaptação de um daqueles romances. Se o fizer, o “prazo de direito de opção por um ano para todas as restantes é automaticamente renovado”. O documento abrange ainda “todas as obras de ficção que o escritor vier a publicar enquanto for jornalista da RTP”.

De fora ficaram “A Ilha das Trevas”, entregue ao realizador Leonel Vieira para adaptação cinematográfica, e “A Fórmula de Deus” que já estava cedido por “acordo verbal a uma produtora de cinema”, segundo afirmou José Rodrigues dos Santos.

As adaptações podem surgir em vários formatos, tais como em série ou filme, na televisão ou no cinema, em regime de produção exclusiva pela RTP ou de co-produção com entidades nacionais ou internacionais.

Siga-me:
Redactor.