fbpx
RTP

RTP adapta peça de José Saramago para televisão

Claraboia Rtp Adapta Peça De José Saramago Para Televisão
Foto: SARA MATOS/GLOBAL IMAGENS

A peça A Clarabóia, baseada na obra homónima de José Saramago, que esteve em cena no Teatro da Barraca, vai ser adaptada para televisão. Este projeto é uma coprodução entre a RTP e o Teatro da Barraca e as gravações da peça já arrancaram nos estúdios da estação pública.

A Clarabóia foi o primeiro livro de José Saramago a ser publicado depois da morte do escritor e marca agora o regresso de um dos mais antigos géneros à antena da RTP. A história desta peça passa-se no início dos anos 50 e fala do dia-a-dia dos moradores de um prédio em Lisboa, num tempo em que Portugal vivia o Estado Novo.

O projeto teatral conta com a encenação de Maria do Céu Guerra que refere, em declarações à RTP, que é «uma aventura» passar o teatro «para linguagem de televisão». «Fiz algumas peças para televisão e tem sido uma coisa extraordinária», acrescenta a atriz e encenadora.

Pilar del Río, mulher do falecido escritor, enaltece que esta «é uma grande ideia» e «um ponto de início da leitura de José Saramago, mas sobretudo e, basicamente, vai ser a memória de um tempo passado que muitos espectadores irão reconhecer e irão reconhecer-se a si próprios».

A estreia televisiva de A Clarabóia está prevista na RTP2 para 2018, no ano em que se assinalam os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel a José Saramago.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>