fbpx

RTP acusa GFK de medir zero espetadores durante o jogo “Guimarães x Benfica”

A Televisão
2 min leitura

A RTP encomendou um estudo independente para analisar os resultados dos testes de medição de audiências da GFK que hoje entra em vigor e detetou erros.

Um dos erros que a RTP considera grave foi durante o jogo Guimarães x Benfica, que a Sport TV transmitiu dia 20 de fevereiro. Durante 20 minutos foram medidos zero espetadores a seguir o jogo. Esta medição foi considerada pouco realista visto que o Benfica costuma obter boas audiências durante os seus jogos.

De acordo com a noticia que o i hoje publica, há outros erros graves como por exemplo haver casas que estão registadas no painel de lares com audímetros como não dispondo de TV por cabo, mas que nos resultados da GfK aparecem como tendo televisão paga.

Fonte oficial da RTP disse ainda ao i que se verificaram: “problemas na representatividade da amostra”, “problemas nas regras de validação” e também “ocorrências anómalas no registo de audiências”.

A RTP acusa também o facto de as medições não representarem as faixas etárias mais velhas dos espetadores, que são os grandes consumidores da RTP.

O presidente da GFK em declarações ao i refutou as acusações da RTP, reconhecendo que “não estando tudo bem, não estará tudo mal” e que “em maio o sistema ainda estará mais afinado”.

Recorde-se que a partir de hoje as medições de audiências de televisão em Portugal passam a ser medidas pela GFK.

Siga-me:
Redactor.