fbpx

Reformulação da administração da RTP em 2014

A Televisão
2 min leitura
F11Bde11 6C71 4Fcb 985B C80Ac6870B75 Reformulação Da Administração Da Rtp Em 2014
RTP

A RTP está a atravessar uma fase de total mudança, desde as grelhas de programação dos canais até à própria administração da empresa. Sabe-se agora que o Governo português e Miguel Poiares Maduro quer escolher uma entidade «genuinamente independente» para a seleção dos candidatos a administradores da estação pública. O candidato a ocupar o cargo será, posteriormente à seleção, escolhido em concurso público, assemelhando-se, desta forma, à supervisão feita no canal britânico BBC.

Quanto ao atual administrador da RTP, Alberto da Ponte, este manter-se-à no cargo até 2015, altura em que termina o seu mandato, sendo que deverá coabitar com a entidade escolhida, que, segundo o jornal Público, deverá assumir funções já em 2014.

A mesma entidade não receberá quaisquer tipo de remunerações e poderá ser destituída do cargo a qualquer altura pelo Governo, até ser substituída. Sabe-se também que deverá ser composta por elementos com grande visibilidade e conhecimento nas áreas das comunicação, gestão e economia e não deverá ter algum contacto com a política.

Para além da gestão da RTP, também haverá mudanças na programação. A RTP2 passará a ser unicamente dedicada à cultura, sendo que qualquer tipo de programa que não vá de em conta à arte desejada deverá ser retirado da grelha, como é o caso dos habituais jogos desportivos dos fins de semana, que passarão a ser emitidos na RTP Informação. Outra medida, é a da inclusão deste último canal na oferta da Televisão Digital Terrestre (TDT).

Siga-me:
Redactor.