fbpx

PSP apresenta queixa contra a RTP por causa de um cartoon

A PSP diz que o vídeo difundido pelo canal público atenta contra a honra dessa força policial.

Duarte Costa
2 min leitura

A PSP apresentou uma queixa contra a RTP por causa de um cartoon exibido pelo canal público, na semana passada, e que se enquadra na rubrica “Spam Cartoon”.

No vídeo, é possível ver um polícia a efetuar disparos, sendo que a cadência de tiro vai aumentado à medida que mostra uma crescente agressividade. Contudo, no caso de um alvo de cor mais clara, o polícia nao acerta nenhum tiro, mas num alvo de cor mais escura o agente não falha.

Segundo a PSP, o cartoon “formula e representa juízos ofensivos da honra e consideração de todos os profissionais da PSP” e, “sem qualquer fundamento, propala factos inverídicos capazes de ofender a credibilidade, o prestígio e a confiança devida à PSP“.

Nesse sentido, a PSP avançou com uma queixa-crime no Ministério Público e também duas queixas na Comissão da Carteira Profissional de Jornalista e na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

RTP reage após queixa da PSP

A RTP emitiu um comunicado através do qual garante que “respeita as críticas que lhe sejam dirigidas a propósito de qualquer conteúdo que exiba nos seus canais“, mas explica que “a rubrica «Spam Cartoon» é um espaço de criação e de opinião“.

Em nenhuma circunstância serviu para instigar à violência contra quem quer que seja. Podemos discordar de uma ideia ou de um cartoon, mas isso não deve justificar qualquer forma de censura. A RTP continuará intransigente na defesa da liberdade de expressão e de opinião, princípios basilares da democracia e do serviço público“, anuncia.

De informar que os autores do cartoon já vieram esclarecer que este se refere aos acontecimentos em França, após a morte de um jovem magrebino, e que não contém qualquer referência à polícia portuguesa.

Leia também: Vasco Palmeirim de saída do The Voice Portugal da RTP: “É a decisão certa”

Relacionado: