fbpx
RTP

Programa de literatura está de volta à RTP2

Literatura Aqui Programa De Literatura Está De Volta À Rtp2

Literatura-Aqui

O programa de literatura apresentado por Pedro Lamares está de volta com novo nome: Literatura Aqui. A palavra escrita continua em primeiro lugar, com diferentes momentos de elogio à obra literária, sendo esta segunda série mais ambiciosa na premissa de tocar em todos os géneros e estilos – poesia, ensaio, teatro, conto, crónica, fábula, novela, policial, romance, etc.

Aos textos literários escolhidos e ditos por Filipa Leal e Pedro Lamares, juntam-se reportagens com a não menos ambiciosa missão de abarcar o vasto universo da literatura, dedicando uma especial abordagem às muitas presenças da literatura noutras artes, como a música, o cinema ou a dança, mas também no quotidiano não artístico.

Ao longo de cada emissão, tempo ainda para abordar alguns dos grandes temas e figuras da história da literatura, bem como as estórias de livrarias, bibliotecas e outros tantos espaços com livros dentro.

No primeiro episódio da segunda série do programa de Literatura da RTP 2 começa com uma incursão pelo universo dos poetas Pré-Rafaelitas. Surgida em pleno século XIX na Inglaterra, a Irmandade Pré-Rafaelita é abundante em histórias e figuras de natureza «possuidora». O mote está lançado para fruir dos excertos literários escolhidos e lidos por Pedro Lamares e Filipa Leal: em poesia, a Necrophilia de Jaime Rocha; em prosa, o Adoecer de Hélia Correia. Nesta emissão, são revelados outros dois portugueses, poetas, que também se deixaram contagiar pela obra Pré-Rafaelita, os imperdíveis Fernando Pessoa e Mário Cesariny. Imperdíveis também são as partilhas a viva voz da escritora Maria Teresa Horta e do editor Carlos Araújo sobre uma das figuras mais importantes na história da edição portuguesa: Snu Abecassis. E se, na primeira série, deram voz às partilhas de experiências positivas na rubrica «O Livro da minha vida», desta vez desafiam outras vozes a falar sobre: «O livro que não volto a ler». O resultado está a ser honesto e… surpreendente!

Para ver a partir de amanhã, às 23h27, na RTP2.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

1 Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>