fbpx
RTP

‘Programa Cautelar’: Novo programa de Filomena Cautela estreia na RTP1

Filomena Cautela, Programa Cautelar
Instagram

Estreia este sábado, 5 de junho, às 21h00, o novo programa de Filomena Cautela, ‘Programa Cautelar’.

‘Programa Cautelar’, marca o regresso de Filomena Cautela ao horário nobre da RTP1. A estreia acontece este sábado, dia 5 de junho, às 21h00.

O novo formato terá um tema diferente todas as semanas e está já confirmada uma primeira temporada com seis episódios. “Andamos a maior parte do nosso tempo com os olhos colados aos nossos tablets e telemóveis. Este é o programa que amplia todos os ecrãs, com a vantagem de pôr a verdade à frente do resto. Programa Cautelar é uma combinação entre humor e análise, que tenta explicar a realidade de forma simples, acessível, divertida e factual“, explica a RTP comunicado.

Todas as semanas um tema de fundo, mais ou menos fraturante, é dissecado de fio a pavio: da origem, lá atrás (às vezes, mesmo muito atrás), até aos efeitos que tem hoje na vida de todos, no que fazemos e vemos diariamente“, pode ler-se ainda.

Cada episódio contará com um ou mais convidados e terá uma duração de 45 minutos. O objetivo de ‘Programa Cautelar’ é de “munir os telespetadores de uma caixa de ferramentas que construa um ponto de vista mais sólido e construtivo sobre o tema da semana. Ou que os faça apenas rir à parva”, lê-se no comunicado.

Numa entrevista ao podcast Teatra, Filomena Cautela já tinha revelado alguns pormenores do seu novo programa, que considera ser “pertinente e transformador”.

Na mesma conversa, Filomena Cautela falou sobre a diferença entre teatro e televisão, que na sua opinião, considera que os dois espaços têm propósitos muito diferentes. “Eu só me acho digna de me pôr num palco, em teatro, se tiver um texto muito bom, algo muito pertinente e transformador para dizer. Já a televisão não é sempre pertinente. O meu novo programa vai ser. Mas o que fiz antigamente nem sempre foi. E nem pode ser. A televisão não pode ser sempre pertinente”, afirmou Filomena Cautela.

“Eu demorei muito tempo até que me deixassem fazer o que eu quisesse em televisão. Demorei muito tempo porque sou mulher, porque era miúda, porque me expresso de uma forma histriónica. Demorei muito tempo a ganhar o respeito para que me dessem tempo e dinheiro, porque em televisão o tempo é dinheiro, para que eu pudesse pensar televisão com profundidade. E é isso que estou a fazer agora. Se vai resultar ou não? Vou tentar”, revelou a apresentadora.

Leia também: Jessica Athayde fala sobre dura realidade das mulheres: “Fico praticamente de cama…”

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News