fbpx

Privatização da RTP 1 avança já em 2012

A Televisão
2 min leitura

Depois de, nos últimos dias, ter havido novos avanços e recuos sobre as intenções do Governo liderado por Pedro Passos Coelho, o semanário SOL adianta que a privatização do canal 1 da RTP vai mesmo avançar e já em 2012.

De acordo com o referido jornal, esta é uma das prioridades do Governo, que entretanto já se reuniu com os responsáveis das televisões de Queluz de Baixo e de Carnaxide, avançando com propostas no sentido de estas duas estações fornecerem também conteúdos à RTP África e RTP Internacional. Ao que parece, a SIC recusou a proposta, alegando que tem igualmente de ‘alimentar’ a SIC Internacional.

A decisão governamental de privatizar o canal 1 da RTP aguarda agora a definição do modelo em que irá ser feita, estando a ser ultimados os estudos sobre matérias sensíveis como a necessidade de intervenção ao nível dos recursos humanos e meios.

Quanto a interessados, tem sido noticiado que os grupos da Cofina, liderada por Paulo Fernandes, e a Ongoing, de Nuno Vasconcellos, são os mais bem posicionados para adquirir a RTP. Contudo, o semanário apurou que também a PT, a ZON e investidores angolanos se perfilam como fortes candidatos. Há mesmo quem avance que tanto a PT como a ZON gozam de alguma vantagem pelo facto de já estarem instalados no mercado e de terem um maior estofo financeiro.

Por outro lado, o Governo decidiu reforçar a RTP N, com um projeto que visa dotar de mais recursos humanos e equipamentos o canal de notícias, uma vez que o Estado quer manter um canal para produzir conteúdos informativos destinados às estações internacionais, RTP África e RTP Internacional.

Siga-me:
Redactor.