RTP

Primo de Salvador Sobral participa no «The Voice Portugal»

Esta noite decorre mais uma emissão do The Voice Portugal, com as Provas Cegas a continuarem. Um dos participantes que por lá passou foi Joaquim Cabral, de 19 anos, que encantou os jurados e que revela ser primo de Salvador Sobral, o nome que levou Portugal à glória na Eurovisão deste ano.

«O pai dele é primo do meu avô materno», refere o jovem à revista TV7Dias. Apesar de não conhecer Salvador Sobral, realça que «gostava. Além de ser família, é um artista de que gosto bastante, até por não querer largar o jazz». De facto, Joaquim Cabral diz: «aquilo de que mais gosto na música é de cantores que cantam com sentimento e que cantam aquilo que gostam. Há muitos cantores de jazz que acabam por ir para uma onda mais comercial, até por uma questão de sobrevivência, e eu até posso cair nessa tentação, mas admiro quem segue aquilo de que gosta. Admiro o meu primo por isso, sempre foi fiel ao seu estilo».

Contudo, o jovem participante do The Voice Portugal realça as diferenças entre ambos, enquanto cantores. «Ele tem uma voz mais suave, mais tranquila, boa de se ouvir, leve. É um tipo de jazz leve, pacífico. Eu tenho um jazz mais com o soul em cima, uma voz mais arranhada, é uma coisa mais mexida», defende.

Sobre o facto de ser considerado o «sucessor» de Salvador Sobral, Joaquim Cabral é peremptório: «Não quero pensar que sou o sucessor dele, mas quem sabe? Era um sinal muito bom, mas por outro não. Não me incomoda que me associem a ele. Não ligo muito ao que dizem as pessoas, ou pensam. Gosto de agir naturalmente. Quem quiser que tire as suas conclusões. É um orgulho ser associado a ele».