RTP

Primeiras reações dos finalistas do «Festival da Canção 2017»

Decorreu este domingo, dia 19 de fevereiro, a primeira semifinal da edição do Festival da Canção 2017, que promete eleger o representante português do Eurovision Song Contest, que este ano realiza-se na cidade de Kiev, na Ucrânia. O site A Televisão teve à conversa com os protagonistas das quatro canções vencedoras da noite.

Kika Cardoso, do grupo Viva La Diva, sente-se muito feliz com a vitória. «Toda a gente vem para tentar representar Portugal. E nós com o voto do público vencemos a semifinal e, por isso, é uma gratidão imensa», diz a interprete da canção Nova Glória, da autoria de Nuno Gonçalves. Caso vençam a final e, consequentemente, representem Portugal na Eurovisão, ainda se desconhece se manterão a linha em português. «É um assunto que neste momento não me convém revelar» conclui a vencedora da segunda edição do Factor X.

No entanto, para Luísa Sobral, compositora da canção Amor Pelos Dois, que ficou em segundo lugar na classificação final, a linha em português é para manter: «O meu objetivo é mostrar uma canção que eu escrevi de que eu tenho orgulho e não de mudá-la para encaixar num padrão de que vai sair vencedora. Eu tenho orgulho na canção da maneira como a escrevi e quero mostra-la assim e é assim que ele [Salvador Sobral] canta bem». Por sua vez, o intérprete Salvador Sobral sente-se lisonjeado por representar a canção da irmã: «Senti-me bem. Foi um voto de confiança que ela teve em mim».

Já Fernando Daniel acha que podia ter feito melhor. «Estou muito orgulhoso daquilo que fiz e acho que podia orgulhar-me mais. Podia ter feito um bocado melhor, só que não aproveitei. Na final vou aproveitar e dar tudo de mim», diz o intérprete da canção Poema a Dois, da responsabilidade de Nuno Feist. Apesar de sentir que foi atacado pelos nervos, o jovem de Estarreja não põe de lado a possibilidade de cantar a música em inglês, quer seja na Eurovisão ou até mesmo na final do Festival da Canção: «É algo que ainda temos de falar. São duas semanas para limar coisas para interpretar melhor a canção».

Já Deolinda Kizimba, que representou a canção de Rita Redshoes, O Que Eu Vi Nos Meus Sonhos, não esconde a sua felicidade. «Sinto-me feliz e especial por estar aqui. Espero que corra tudo bem. Vou continuar a dar o meu melhor», refere. Quanto há possibilidade de representar o nosso país, a quarta classificada da noite diz: «Se Deus quiser a gente chega lá. É sempre uma mais valia para o nosso currículo. Uma grande experiência também».

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News