fbpx
RTP

Portugal conquista a maior pontuação de sempre da história da «Eurovisão»

Portugal Eurovisoon Portugal Conquista A Maior Pontuação De Sempre Da História Da «Eurovisão»

Portugal venceu a 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção com a maior pontuação de sempre da história do concurso europeu. No passado sábado, Salvador Sobral recebeu a preferência conjunta do público e dos júris nacionais com uma pontuação máxima de 758 pontos. Até então, o recorde pertencia ao tema ucraniano 1944 que, em 2016, conquistou “apenas” 534 pontos.

Para além de ter sido pontuada por todos os países no televoto, a canção portuguesa Amar Pelos Dois recebeu, ainda, a pontuação máxima [12 pontos] de 18 países na votação do júri. Apenas os jurados nacionais de Montenegro e Bulgária não pontuaram Salvador Sobral.

Holanda, Bélgica, Lituânia, Espanha, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Israel, Noruega, Suíça e Áustria foram os  países que atribuíram os 12 pontos à atuação portuguesa que recebeu, também, 10 pontos da Suécia, Ucrânia, Arménia, Croácia, Estónia, Irlanda, Letónia e Polónia. Os 8 pontos foram atribuídos pela Grécia, Sérvia, Malta, Geórgia, Azerbaijão, Albânia, Montenegro, Eslovénia, Reino Unido e República Checa. Os restantes países entregaram a Portugal uma pontuação entre os 6 e os 5 pontos.

Na votação do júri, Salvador Sobral reuniu a preferência máxima dos seguintes países: Suécia, Holanda, Sérvia, Lituânia, Arménia, Geórgia, São Marino, Espanha, França, Islândia, Israel, Letónia, Polónia, Eslovénia, Suíça, Reino Unido, República Checa e Hungria. Já os 10 pontos foram entregues pela ARJ Macedónia, Malta, Bieolorrússia, Ucrânia, Dinamarca, Alemanha e Noruega. Os restantes países [à excepção de Montenegro e Bulgária] deram a Portugal uma pontuação entre os 8 e os 5 pontos.

Na primeira semifinal, realizada na passada terça-feira, Portugal foi também o país mais votado da noite fruto de uma pontuação de 370 pontos. A Moldávia e a Suécia ficaram, respetivamente, em segundo e terceiro lugar na classificação com 291 e 227 pontos.

O recorde anterior pertencia à Ucrânia, vencedora da edição de 2016 do festival, com o tema “1944”, interpretado por Jamala. À altura, “1944” conseguiu “apenas” 534 pontos.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News