RTP

Polémica! RTP e Tânia Ribas de Oliveira arrasados após entrevista a neonazi

Reprodução RTP1

Tânia Ribas de Oliveira recebeu dia 24 de outubro, no programa “A Nossa Tarde”, um casal que tinha dificuldades em ter filhos e agora são pais de tri-gémeos. O problema é que o pai das crianças, Nuno Cláudio Cerejeira, é neonazi e a polémica instalou-se.

Muitas foram as figuras públicas e páginas de humor que reagiram à controvérsia. Também a associação SOS Racismo emitiu um comunicado criticando a estação.

“Não podemos ignorar que, numa altura em que os discursos de ódio vão ganhando espaço e legitimidade institucional um pouco por toda a Europa, a televisão pública em Portugal eleja por modelos familiares propagandistas da causa neonazi”, afirma a associação.

Condena ainda “a normalização da imagem de um indivíduo racista e que perfilha assumidamente a ideologia fascista, como exige esclarecimento e tomada de posição pela Tutela da televisão pública, pelo conselho de administração e direção editorial da RTP”.

Os espectadores não ficaram indiferentes ao sucedido e várias são as contestações nas redes sociais: “Julgo que é crime em Portugal promover o ódio e ideais fascistas. Foi o que a RTP fez ao humanizar um criminoso e promove-lo como um papá fofinho”, “É vergonhoso a Tânia Ribas entrevistar um neonazi”, “Nem acharam estranho as tatuagens com suásticas ou a tatuagem na testa? Que grande azar, realmente…”, são alguns exemplos.

A estação já fez um comunicado na página de Facebook do programa e afirma que tinha total desconhecimento do passado de Nuno Cláudio.

“A coordenação do programa A Nossa Tarde não teve nenhum conhecimento sobre os antecedentes criminais do pai, nem tão pouco das suas convicções políticas. Nunca o teríamos recebido, se soubéssemos. Lamentamos muito o sucedido e pedimos desculpa a todos quantos se tenham sentido ofendidos“, lamentaram.

No entanto, o pedido de desculpas não é suficiente para os espectadores e internautas.

“Mais evidente que tê-lo tatuado na testa não há! Não sabiam porque fecharam os olhos!”, “Os programas podem ser leves, mas vocês têm que ter o mínimo conhecimento sobre quem dão destaque.”, “Isto não é serviço público, pelo contrário…”, “A produção do programa simplesmente não fez o trabalho de casa. Lamentável e grave, tendo em conta tratar-se do canal público de televisão.”, são algumas das acusações feitas à RTP1.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Maneirinho SilvaJoao Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Joao
Visitante
Joao

Os Comunistas podem aparecer e porque um neonazista convicto, não pode?
O Fidel Castro, Josef Staline, Mao tsé tung, Kmer Vermelho, não foram melhores que os Neonazistas e mataram milhares de inocentes, mas os Comunistas são sempre bem vindos.
Deixem de ser Idiotas.

Maneirinho Silva
Visitante
Maneirinho Silva

Podem convidar Nicolás Maduro que ninguém se vai incomodar apesar de ele ter ordenado torturas e a assassinatos.
Vamos todos fazer um pedido assinando uma lista de lambe botas para ele vir ao programa da RTP,SIC; TVI ou CM tv.

ATV News