RTP

Polémica! Maria Flor Pedroso acusada de manipulação para demitir Sandra Felgueiras

RTP

O ambiente de tensão e a troca de acusações entre a equipa do ‘Sexta às 9’, liderada por Sandra Felgueiras, e a Diretora de Informação da RTP, Maria Flor Pedroso, continua. 

Segundo uma publicação do Correio da Manhã, Maria Flor Pedroso está a ser acusada de manipulação para demitir Sandra Felgueiras. A investigação às suspeitas de irregularidades no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM) foi cancelada em definitivo e os jornalistas decidiram enviar uma carta à redação da estação pública.

Nela, afirmam que  “a equipa está apenas, de forma corajosa, a defender os jornalismo livre e independente e garantir condições de trabalho que nos foram, sem qualquer justificação, retiradas”.  Acusam ainda a diretora de “estar a criar condições, com mentiras e manipulações graves” para “demitir” Sandra Felgueiras.

Um jurista disse ao CM que se confirmar que a diretora prestou informação sensível a uma entidade externa à RTP, que estava a ser alvo de investigação jornalística, tendo a atuação sabotado este trabalho, incorre em responsabilidade disciplinar, por quebra do dever da lealdade e por violação grave dos seus deveres, e em responsabilidade penal, por violação do segredo por funcionário.

Do outro lado, a diretora de informação recusa demitir-se e conta, aliás, com o apoio de jornalistas que já lançaram um baixo-assinado em “defesa da sua integridade”. Até ao momento, a administração da RTP ainda não se pronunciou.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

ATV News