fbpx
RTP

‘Planeta A’: RTP estreia série documental sobre o desafio da sustentabilidade

Planeta A Serie Documental Rtp

Planeta A é uma série documental que pretende olhar para as soluções capazes de dar resposta às sentenças mais fatalistas e aos discursos e atitudes mais catastrofistas, assim como mostrar que ainda é possível construir um planeta sustentável. Planeta A estreia esta segunda-feira, às 22h45, na RTP1.

Planeta A é uma série documental de nove episódios sobre o desafio da sustentabilidade. Não só sobre o problema das alterações climáticas, cujos efeitos são sentidos por todos, mas também sobre as soluções que têm vindo a ser encontradas a nível global, sem nunca perder a ligação com a realidade portuguesa.

Ao longo de mais de dois anos, o apresentador da série, João Reis, viajou pelo planeta em busca de perguntas e de respostas, tornando-se o elo de ligação entre cientistas e investigadores de todo o mundo e o trabalho, realizado por vários indivíduos e organizações, que está a produzir muitas mudanças, a nível local.

É esta aventura, que oscila entre a apreensão e a esperança, mas é movida por uma enorme curiosidade, que João Reis partilha com os telespectadores. A viagem começa na Alemanha (país europeu que mais aposta nas energias renováveis, mas é também o maior emissor de CO2 do continente) e acaba na Cidade do Cabo (que, em 2018, esteve muito perto do “Dia Zero” – o dia em que se tornaria a primeira grande cidade mundial a perder o acesso à água canalizada), passando por muitas outras paragens.

No episódio de estreia: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E ENERGIA

As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental do nosso século, bem visível nas ocorrências de ondas de calor e secas, no aumento da temperatura da água do mar, no degelo e nos eventos atmosféricos extremos. A produção de energia elétrica, baseada nos combustíveis fósseis como carvão, gás natural e petróleo, é responsável por 2/3 das emissões de dióxido de carbono na atmosfera e outros gases de efeito de estufa danosos para o planeta.

Apesar dos recentes avanços tecnológicos para uma transição energética com soluções mais “verdes”, EUA, China, Rússia e Índia continuam dependentes da queima dos combustíveis fósseis, para alimentar uma elevada procura de mercado, assente num permanente crescimento económico.

No continente europeu, paradoxalmente, a Alemanha é o país que mais aposta nas renováveis, mas é também o maior emissor de Co2 da Europa. Aqui, a produção de energia elétrica ainda depende, em grande parte, das mais de 80 centrais a carvão que têm previsão de encerramento apenas em 2038.

A Alemanha é assim o ponto de partida para uma viagem onde João Reis dá-nos também a conhecer soluções tecnológicas, projetos e ideias sustentáveis, cientistas e pessoas inspiradoras que, no seu todo, dão um valioso contributo para reverter o processo das alterações climáticas.

Os nove episódios (Alterações Climáticas e Energia, Instituições Democráticas, Produção e Consumo, Pobreza, Cidades Sustentáveis, Água, Educação, Inovação, Infraestruturas e Comunicação e Oceano) serão exibidos a partir de dia 18 de abril, sempre à segunda-feira, às 22h45 na RTP1 e RTP Play.

Receba todas as informações no seu smartphone.
Descarregue a App gratuita. Apple Store Download Google Play Download

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

ATV News

<>