fbpx

Pais do Amaral: Privatizar RTP «é uma ideia peregrina»

A Televisão
2 min leitura

Miguel Pais Do Amaral Pais Do Amaral: Privatizar Rtp «É Uma Ideia Peregrina»

O presidente da Media Capital, Pais do Amaral, confirmou durante o congresso «Mar de Oportunidades» promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações ter conhecimento  de que os principais operadores de televisão europeus não querem investir numa eventual privatização de um dos canais da RTP, que está a ser estudada pelo Governo.

Para o administrador da empresa que detém a TVI, este não é o melhor momento e a decisão de privatização um dos canais da estação publica é “uma ideia peregrina” no atual contexto, quanto o mercado publicitário sofre um corte, « na ordem dos 20%, e os privados debatem-se com a necessidade de fazer cortes na grelha de programação para manter a rentabilidade.»

«Cabe ao Governo decidir o que quer fazer. Nós pensamos que o serviço público não deve concorrer com as televisões privadas e não deve ter publicidade», defendeu o gestor.

Para Pais do Amaral «São poucos os países europeus que suportam três operadores [televisivos] privados. Não faz qualquer sentido ter três operadores privados num mercado como o nosso».

«Continuo a defender que na maior parte dos países europeus existem dois canais, dois grandes operadores privados. Não mais do que dois. Portanto, não é em Portugal – que é uma economia pequena, em recessão e com o mercado publicitário em recessão que deverão haver três operadores. Portanto, existem um conjunto de razões perfeitamente objectivas que fazem com que essa ideia de privatizar um canal da RTP não faça muito sentido neste momento», acrescentou o patrão da empresa de comunicação.

Durante a sua intervenção, o responsável destacou ainda a questão financeira, uma vez,que para si “a RTP não vale 500 milhões de euros”e questiona o Governo se já avaliou a empresa e se já tem potenciais interessados.

Siga-me:
Redactor.